sábado, 9 de maio de 2009

A antipatia de Eduardo Paes contra o carnaval de rua

Um decreto da prefeitura, publicado nesta sexta-feira, dia 8, no Diário Oficial do município, estabelece as novas normas para o desfile de blocos carnavalescos no Rio. Autorização para a saudável bagunça de rua só até 30 de agosto do ano anterior. Ou seja, os foliões precisam estar ligados em pleno inverno, senão é promessa de repressão. Há até um lado bom em exigir tanta antecedência para botar um mínimo de infra-estrutura na festa, mas paira também uma sensação de que o decreto é quase uma armadilha...

O período pré-carnavalesco é de 30 dias anteriores ao sábado de carnaval. Já o período de folia vai do sábado ao primeiro domingo da quaresma. As autorizações para a realização dos desfiles de blocos, bandas e ensaios de escolas serão de responsabilidade da Setur/Riotur e devem ser submetidas ao parecer da CET-Rio e das subprefeituras. Já os representantes das bandas e blocos tem até 30 de agosto para entrar com os pedidos de autorização.

Uma das atribuições da Setur/Riotur será consultar a CET-Rio sobre o percurso informado pelo requerente. O objetivo é que seja feita uma análise técnica pelo referido órgão quanto ao impacto no trânsito, interdições de logradouros e demais questões previstas na legislação vigente. O decreto estipula o prazo máximo de duas horas para a concentração do bloco, banda ou escola de samba e máximo de quatro horas de desfile.

Claro que sempre existe um coeficiente de imponderabilidade com relação aos riscos de degradação urbana decorrentes de blocos mega-inflados de gente. Uma forma simples de reduzir esse risco é concentrar dias e horários idênticos da folia dos blocos. Se Carmelita, Suvaco e Boitatá por exemplo promovem suas festas no mesmo dia e horário, cada comunidade carnavalesca destas saberá o real tamanho do interesse dos foliões, incluindo visitantes e avulsos.

Até agora, tem sido possível a um único folião sair em 30 blocos numa semana. E aí está cansado e o bloco se despersonaliza, incha e até perde animação... Não há convicção do Correio da Lapa nessas sugestões. Apenas estão aqui como estímulo para debates e soluções mais inventivas do que a burocracia repressiva do decreto recém-publicado. Você já imaginou por exemplo se os gigantescos Cordão do Bola Preta e o Monobloco saírem no mesmo sábado de manhã, um no Centro da Cidade e outro na Orla da Zona Sul? Em vez de cada um ter 500 mil foliões, provavelmente cada um terá 250 mil. Isso por si só já ajudaria a prefeitura. E se esta conseguir botar mais banheiro químico nas ruas em 2010, estará fazendo a maior declaração de amor do prefeito Eduardo Paes ao carnaval carioca.

Parte das informações acima foi extraída do site>
SuperCarioca.com

Foto do Cordão extraído do endereço >
http://www.ideiaspaposebesteiras.blogspot.com/

E a imagem do Monobloco na orla avistada no site>
smoreno.com.br