quinta-feira, 23 de julho de 2009

Obama no ibope mundial ajuda imagem dos EUA

Foto: AFP

Barack Obama no ibope mundial (*)


A imagem dos Estados Unidos melhorou após a chegada do democrata Barack Obama ao poder, exceto no mundo muçulmano, que ainda se mostra reticente, segundo uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (23) pelo centro Pew.

A melhora mais notável, segundo a pesquisa, ocorreu na Europa Ocidental, onde a imagem dos EUA recuperou os níveis anteriores à chegada do republicano George W. Bush à Casa Branca.

O presidente dos EUA, Barack Obama, fala nesta quinta-feira (23) durante town hall meeting em Shaker Heights, no estado americano de Ohio. (Foto: AFP)

Houve também melhora significativo em países da América do Sul, como o Brasil, onde 61% das pessoas acreditam nos EUA, contra 47% que pensavam o mesmo em 2008.

"A imagem dos EUA melhorou notavelmente na maior parte do mundo, o que reflete a confiança global em Barack Obama", diz a pesquisa anual, publicada com o título de "Relatório sobre Atitudes Globais".

A maior mudança foi registrada na França. Em 2008, só 42% dos cidadãos viam com bons olhos os EUA, e neste ano a parcela subiu para 75%, uma melhora de 33 pontos.

A Alemanha registra uma diferença similar, 31% em 2008 contra 64% este ano.

No México, 69% da população tem uma boa opinião sobre vizinho, contra 47% no ano passado.

Por outro lado, nos países muçulmanos a mudança é mínima -apesar de Obama ser filho de pai muçulmano e ter se mostrado mais aberto ao diálogo com eles.

A exceção é aa Indonésia, onde Obama passou parte de sua infância e a aceitação dos EUA subiu de 37% a 63%.

Na Jordânia e no Egito, a aprovação subiu só seis e cinco pontos, respectivamente, para ficar em 25% e 27%.

No Líbano, houve alta de 51% para 55%, quatro pontos, e no Paquistão a popularidade dos EUA diminuiu de 19% para 16%.

A imagem americana também piorou em Israel. Durante o mandato de Bush 78% se declaravam a favor dos EUA, o número cai agora a 71%, um recuo de sete pontos percentuais.

O olhar positivo em relação aos EUA permanece invariável em países como a Turquia e nos territórios palestinos.

A análise aponta também que a mudança na atitude vem empurrada não só pelas opiniões dos indagados sobre as medidas específicas em política externa americana, mas também pela boa imagem pessoal de Obama.

Até nos países onde os EUA seguem tendo uma imagem ruim, porcentagens consideráveis da população acreditam que Obama "fará o correto" em política externa.

A pesquisa ouviu 27 mil pessoas em 24 países e nos territórios palestinos, entre 18 de maio e 16 de junho.

(*)Do G1, com agências internacionais