sábado, 6 de junho de 2009

Comentando Itália em voz alta: Escândalos 2/4



São tantas as acusações contra Berluscon que ele mal dá conta de sequer se inteirar da existência delas. Belusconi nem perde tempo, tal a quantidade de imputações de toda ordem, de pedófilo a tarado que nomeia altas gatas para seu ministério ou ainda para concorrer a cadeiras de deputado. Uma miríade de insultos de avoluma todo dia na internet, entre caricaturas, fotomontagem digitais com ele nu, fantasiado de papa, de imperador e de tudo o que se puder imaginar. Responder mesmo para Berlusconi só se torna essencial quando o acuam politicamente ou o qualificam como corrupto nos negócios e na política.

Dias atrás, Belusconi decidiu processar um fotógrafo que tirou fotos de convidados nus ou seminus numa festa numa de suas mansões. Nada de sexo, apenas calor e informalidade. Dia quente, piscina, nudez relax. Um caso recente resultou num divórcio semanas atrás, divórcio rumoroso em início de processamento. Berlusconi manteria relações com uma menor de idade: Noemi Letizia. Esta jovens, dois meses atrás, ganhou no aniversário de 18 anos em Nápoles a aparição de Berlusconi em pessoa e um colar que ele lhe trouxe de presente, ouro culminando com brilhantes ou um diamante. A esposa oficial, a mulher, a ex-atriz Veronica Lario, chutou o pau da barraca e anunciou o fim do casamento. Não quer ficar mais na praia. Disse que se sentia humilhada por esse comportamento machista. Ela chutou o balde falando que nem Nilcea Pitta, para delírio da mídia de esquerda que especula se Berlusconi é amante da ninfeta, se a jovem é filha natural do Cavaliere, ou se é só mais uma amiga que faz o homem pegar um jatinho para ir vê-la em dia especial.

Berlusconi, entre outras decisões de impacto, saudou como nenhum outro líder na Europa a invasão do Iraque por George Bush em 2003. A Itália enviou tropas na coligação militar, só perdendo para a Grã-Bretanha em matéria de “entusiasmo” na cúpula do poder político. Berlusconi é o líder da coligação política Casa das Liberdades. Com a zebra solta no Iraque sem armas de destruição em massa e atentados a bomba todo dia, o Cavaliere sofreu um revés em 2006, perdendo a eleição para o ex-premier Romano Prodi.

Em 2007, Berlusconi organizou um plebiscito para antecipar eleições. E para isso, dissolveu a Força Itália e criou o partido Popolo della Libertà (Povo da Liberdade). Em 2008, uma coligação com Popolo della Libertà, Liga Norte e Movimento per l'Autonomia, apoiando a candidatura de Silvio Berlusconi a premier, venceu a eleição que permitiu ao Cavaliere retomar o posto máximo, com ampla maioria no Parlamento. Conquistou 46,8% (340 cadeiras) na Câmara e 47,3% (168 cadeiras) no Senado, ou preciosos pontinhos da governabilidade diante da oposição do Partido Democrático.

Compreender a Itália é fácil e difícil ao mesmo tempo, dependendo da faixa de complexidade em que se está. A Itália tem divisões visíveis e invisíveis. O país tem renda semelhante a países como França e Inglaterra. É altamente industrializado no Norte, com diversificação, grandes, médias e milhares de pequenas e eficientes empresas. Já o Sul italiano é uma espécie de Nordeste brasileiro. São os mais pobres, são dominados pelas velhas máfias com seus capi, coronéis; os jovens migram para o Norte e são discriminados socialmente.