sábado, 10 de outubro de 2009

O fracasso Lula-Dilma-Rio-Quebra-Quebra 1ª de 5

Editorial Correio da Lapa

O Fracasso do Fracasso

Por Alfredo Herkenhoff

O conceito de mau desempenho é dimensão de silêncio na percepção de seres humanos. Exemplos verbais nascem, existem, acontecem, originalmente, em silêncio, ou nascem com a percepção de que valia a pena quebrar o silêncio para proferir frases como algumas a seguir, avistadas já aspeadas no www.sitequente:

"Se você não tem fracassos na sua vida, é porque deixou de assumir os riscos que deveria." (Júlio Lobos)

O Correio da Lapa, ou CDL, CdL, ou Cedêéle, informa: a palavra "fracasso" vem do latim. Significa barulho intenso, fragor, choque de vidro se espatifando, estrondo das Torres Gêmeas ruindo. As palavras evoluem para cima e para baixo. Fracasso parece agora aqui por acaso como uma exceção, evoluindo semanticamente sempre para o gravemente indesejável: a queda, a dor, o ponto mais fundo de uma explosão por lei física, ou lei social como o quebra-quebra nas estações e nos trens da metrópole do Rio de Janeiro.

"Quando era jovem, descobri que nove de cada dez coisas que eu fazia eram um fracasso. Eu não queria ser um fracasso. Então, passei a trabalhar dez vezes mais." (George Bernard Shaw)

A palavra "suceder", também, no plano da origem, significava acontecer, o sucedido é o acontecido. E assim um bom acontecimento era um sucesso bom , um sucedido bom. A palavra ganhou conotações do desejo, o sujeito tem sucesso virou automaticamente cara que tem muito sucesso, que faz sucesso. Mas, originalmente, era apenas uma acontecimento, um fato. Para se ter uma noção desta evolução, imagine-se que a palavra seja parente de fracasso.

O Correio da Lapa é um fracasso. O desempenho do futebol do Fluminense, lanterna na tabela em 2009, é um sucesso.


"A diferença entre pessoas comuns e pessoas bem-sucedidas é a percepção e resposta ao fracasso." (John Maxwell)

Na Itália, a palavra fracasso não tem conotação negativa tanto que é um sobrenome bem comum. Giovanni Fracasso, Maria Fracasso, Piero Fracasso, Ornella Fracasso e cosi via...

Continua a reflexão pelos próximos quatro cantos do mundo abaixo deste espaço que cai. Nessas leituras logo abaixo da série Fracasso você vai ver uma especulação dantesca: