quinta-feira, 25 de junho de 2009

Wall Street Journal: Google é um vampiro digital

O Google aprendeu a gostar de se alimentar

com o sangue dos jornais tradicionais

Correio da Lapa: notícia comentada

Les Hinton (foto), executivo do grupo Dow Jones e editor do Wall Street Journal, em palestra num encontro da Pricewaterhouse Coopers sobre a situação da mídia e da indústria de lazer, afirmou nesta quinta-feira, em Nova York, que o Google se transformou num "vampiro digital".

A acusação tem mais peso do que muitos queixumes de outros jornais porque o Wall Street é um dos raros veículos, entre os grandes e tradicionais, que têm conseguido com sucesso seguir cobrando pedágio pelo acesso de seu conteúdo na internet.

Segundo Les Hinton, o Google não tem pecado original, não nasceu "dentro de uma caverna como um vampiro digital". Para o publiser, o culpado são os próprios jornais que acabaram por "alimentar" a empresa mais poderosa da rede, oferecendo-lhe o sabor deste alimento, o sangue, a notícia. Les Hinton disse que, ao receber de graça o conteúdo, o Google agora "sabe onde morder".

Les Hinton e o Wall Street Journal começam a fazer um esforço para pensar possibilidades de a imprensa tradicional, como um todo, mudar esse quadro. Pouca gente acredita que o caminho seja cobrar pelo acesso. Les Hinton disse ainda: "Jamais vamos saber o que teria acontecido se os jornais tivessem tido uma abordagem diferente" com a internet...

Comentário deste Correio da Lapa: se os jornais tivessem dito não, ao Google, provavelmente teriam ficado ainda mais sumidos nesse novo universo. A solução, para começar, é intensificar esforços no sentido da buscar a excelência do jornalismo, qualidade editorial com respeito aos leitores, buscar a fidelização para garantir a leitura ritual e ainda oferecer bons serviços e preços para anunciantes.

By Alfredo Herkenhoff