sábado, 1 de agosto de 2009

A popularidade dos clubes da Cidade Maravilhosa

Deu no blog ESPN

A popularidade dos clubes da Cidade Maravilhosa desde os tempos em que era a Capital amada de todos os brasileiros

Agressões em Recife com faixas
contra torcedores de times
"nacionais e cariocas"
com dizeres como
"Vergonha do Nordeste"

Trecho de artigo de Mauro Cezar Pereira, dias atrás...

(...) A popularidade dos clubes cariocas é tamanha em todo o Brasil que no Nordeste há torcedores de times locais que se revoltam com a situação. Só neste ano, em jogos do Flamengo contra o Fortaleza, no Ceará, pela Copa do Brasil, e Sport, no Recife, pelo Campeonato Brasileiro, faixas apontando os flamenguistas com a inscrição “Vergonha do Nordeste” reapareceram. São levadas por nordestinos inconformados com a preferência de conterrâneos pelo time do Rio.

A decadência técnica do futebol carioca nas últimas décadas é evidente. Mas nem assim os clubes do Rio de Janeiro perderam a popularidade, especialmente Vasco e Flamengo. Se o cidadão do norte paranaense que se diz corintiano tem o clube paulista como time preferido, por que o paraibano flamenguista teria que encarar o clube do Rio como segundo em seu coração?

Outro detalhe: se períodos de vacas magras reduzissem automaticamente a legião de torcedores de um clube, a "Nação" corintiana teria ficado pequenina nos 23 anos sem títulos entre os anos 1950 e 1970. Se os times do Rio vivem mau momento há tempos, salvo exceções, não esqueçamos que o Corinthians foi parar na segunda divisão! (...)