sexta-feira, 1 de maio de 2009

Fla diante de seu principal jogo em um século (2ª parte)

O Jogo Mais Importante dos Últimos 97 Anos (2 de 2)


Por Arthur Muhlenberg |



Oscar Niemeyer e Márcio Braga papeando sobre o futuro da Gávea...

A faísca do Big Bang...


Porque é justamente nessa conexão com a nossa gênese que reside a maior beleza dessa inadiável conquista. Esse quinto TRI Campeonato Carioca traz em si a faísca que detonou o Big Bang Flamengo, o gene eucariota vermelho e preto original que se dividiu e se multiplicou como nação. A irredutível Nação Rubro-Negra, a única irmandade apolítica e não territorial dedicada ao bem comum que em 114 anos de vida jamais abrigou uma traição, que não registra sequer um desertor. O nacional rubro-negro, desde sempre e acima de tudo, é aquele que permanece. Nesse domingo de decisão tudo será como antes e os rubro-negros estarão juntos outra vez. Tamanho poder chega a ser assustador.

Aos cansados do Carioquinha façamos uma concessão. Se após essa conquista quiserem acabar definitivamente com os campeonatos estaduais não vamos nos importar. E, cá pra nós, após 97 anos de suor e lágrimas, com a Taça de 2009 devidamente abrigada sob o pavilhão rubro-negro ao lado da hegemonia tão almejada, podem acabar é com tudo. Que o Flamengo passe a história como o último campeão. O vetusto Campeonato Carioca poderá finalmente descansar em paz, pois já terá cumprido sua missão.

E até o mais materialista dos incréus há de concordar que sob a influência de tantas coincidências, sincronicidades e mandalas a decisão do Carioca 2009 adquire contornos místicos. Nem é preciso dizer que será um jogo para o coração e a alma porque esse é um clichê muito vagabundo para a importância do evento. Alma e coração são nossas maiores especialidades. Foi assim que vencemos todos os nossos TRIs, até mesmo o TRI-TRI de 1979, onde Zico e a imoral superioridade rubro-negra reduziam as preocupações da torcida do Flamengo a descobrir onde seria a choppada da vitória. Mas na maior parte das nossas conquistas o sofrimento e a superação sempre foram a tônica. De toda sorte os nossos tambores já estão batendo faz tempo. Estaremos todos muito bem preparados.


Se no domingo vai ser fácil ou difícil não podemos saber. Mas temos certeza que a Nação estará com o Flamengo, no Maracanã e em toda parte. Essa Nação orgulhosa que carrega o Flamengo nas costas e sempre foi a única capaz de colocá-lo no ponto mais alto da cadeia alimentar tem a exata noção do papel a desempenhar nessa grande hora. Que, evidentemente, é muito mais do que se esgoelar gritando É Campeão!. Nós somos o Flamengo, a nação dos que acreditam e o seguem a todo lado. Esse TRI está em nós e nós estamos nesse TRI.