domingo, 5 de abril de 2009

Coluna do Alfredo no Domingo de Ramos: Vulcão chileno, míssil coreano, Gisele Bündchen, F1 no temporal, natação em Copacabana, Globo Espetacular

Vulcão volta a entrar em erupção no Chile

Santiago espremida ente o Pacífico e um Andes explosivo

Um dos mais ativos vulcões da América do Sul, o Llaima, no Chile, entrou em nova erupção neste sábado e expeliu um fluxo de mais de mil metros de lava, provocando a remoção de 10 pessoas, incluindo turistas, disseram autoridades. Situado na pitoresca região dos Lagos Chilenos, cerca de 700 quilômetros ao sul da capital, Santiago, o Llaima voltou à atividade em 1 de janeiro de 2008 e tem lançado esporadicamente cinzas e pedras piroclásticas.
Para ler a reportagem completa da agência Reuters, anote o endereço:
http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE53308T20090404

Coreia lança foguete por cima do Japão

A Coreia do Norte lançou finalmente o míssil por cima do Japão. Nada deu errado no artefato. Mas por que a Coreia lança míssil no mar? Por que não consegue lançar sobre a própria cabeça? Por que não tem nada na cabeça? Não. A Coreia lança míssil porque não tem nada a fazer a não se encarcerar o seu povo saudoso dos parentes do Sul democrático... Falta até repolho na Coreia do Norte. E o pior é que lá dentro daquele país ninguém abre mesmo o olho. São uns dirigentes desalmados. O governo norte-coreano tem poucos amigos no mundo. O Conselho de Segurança da ONU agendou reunião para este mesmo domingo por causa do míssil. Pyongyang desafiou não apenas Tóquio, desafiou Barack Obama, que está diante da primeira crise político-militar de seu novo governo.

Gisele se casa no civil em lugar bem simples

A top model Gisele Bündchen se casou sábado na Costa Rica pela segunda vez com o jogador de futebol americano Tom Brady, em cerimônia que a imprensa descreve como simples. Gisele trajava vestido azul e o jogador, um terno. O casamento rolou na mansão que Gisele mandou construir no alto de um morro com vista para o mar na Praia Santa Teresa, na província de Puntarenas. Os convidados do casal aterrissaram no aeroporto de San Jose, a capital, percorreram cinco horas de carro, meia de barco e mais meia hora de helicóptero. Ou seja, isso é que é simplicidade, mas para o nível Havaí do Caribe...
A casa foi enfeitada com flores brancas. Uma advogada foi a encarregada do casamento civil. No religioso, os noivos, católicos, se casaram numa igreja de Santa Monica, na Califórnia. Neste fim de semana, Gisele praticamente fechou o principal hotel local para os convidados dela e do marido, incluindo parentes, gente do mundo fashion e do futebol americano. E no mais, praia e sol, muita praia com segurança total, com caiprinhas e mojitos...

Tudo espetacular no Rio, espetacular no GP da Malásia


Praia também espetacular no Rio de Janeiro. Brasil espetacular. Globo Espetacular. Valeu a pena não sair para as libações da Lapa num sábado à noite para curtir o Domingo de Ramos na frente da telinha da Vênus Platinada. A Fórmula 1 sensacional às 6h da matina. Muitas ultrapassagens, chuva anunciada, temporal, ameaças de punições, tudo embaralhado. Os favoritos ficando para trás como Massa e Hamilton. Há muitos anos o circo não começava tão animado. Lembra os tempos de Alain Prost, Ayrton Senna e Nigel Mansell. A vitória, entretanto, só valeu metade dos pontos. Rubinho ficou em quinto. Nelsinho Piquet em décimo-terceiro, e Massa em nono.

Galvão Bueno e Reginalde Leme dando show de informação durante a corrida e os 60 minutos em que a prova ficou suspensa por causa do aguaceiro até se anunciar que não recomeçaria mesmo. E assim, com mais uma vitória do J. Button da Brawn BP. a nova sensação de uma tempoerada cheia de mudanças que estão dando certo. Segundo Galvão, a decisão de botar a corrida para começar às 17h locais decorreu de pressões comerciais para que a transmissão ao vivo se desse no fim da manhã na Europa. Uma pena. Com a chuva, a supensão e a escuridão do lusco-fusco e da noite. Galvão não cansava de repetir: carro de F 1 não tem farol. A ganância dos organizadores apostou e perdeu no GP da Malásia.

Resultado
1.º - Jenson Button (ING/Brawn GP), 55min30s662;
2.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber), a 22s722;
3.º - Timo Glock (ALE/Toyota), a 23s513;
4.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 46s173;
5.º - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP), a 47s360;
6.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 52s333;
7.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 60s733;
8.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1min10s576;
9.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min16s932;
10.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1min42s164;
11.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1min49s442;
12.º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1min56s130;
13.º - Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1min56s713;
14.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 2 min22s841;
15.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 1 volta
16.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1 volta;
17.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta;
18.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 2 voltas.


Petrobras nada espetacular

Mas triste mesmo é ver a Petrobras fora da Fórmula 1 justo quando pega fogo de tão animada. Triste não ver mais a Petrobras estampada no Manto Sagrado. O fim da parceria da estatal com Flamengo em crise financeira mostra claramante que a Petrobras anda mal das pernas, só que em crise de marketing. Fez tanta propaganda que parece não notar a perda de visiblidade ao desaparecer de dois cenários portentosos. Não está mais no mais querido time brasileiro nem na alta tecnologia da indústria automobilística. Mas dá tempo para rever. A nova escuderia Brawn, criada em 2008, de um redivivo Rubinho Barrichello, está aberta a negociações com novas marcas... E no GP da Malásia só dava a marca PETRONAS, quão dessemelhante, Triste Lubrax. O óleo saturou?

Domingo espetacular com cobertura excepcional da TV Globo


O Domingo Espetacular fez uma cobertura sensacional nesta manhã global durante a prova Travesssia dos Fortes, com cerca de 2 mil 500 nadadores entre homens e mulheres no percurso entre as duas extremidades de Copacabana, numa prova de 3 mil 800 metros. O baiano Allan do Carmo, quarto no ranking mundial, com passaporte já carimbado para ganhar ouro nos próximos Jogos Olímpicos, acabou com a reinado do pentacampeão da prova Luiz Lima. O terceiro lugar foi do carioca Carlos Eduardo Pavão, campeão pan-americano e sul-americano de maratona aquática. A paulista Poliana Okimoto superou a baiana Ana Marcela por um segundo. O terceiro lugar ficou com Isabelle Longo. Allan do Carmo fez exibição de gala na água e em terra, mostrando que o Brasil também vive um arrastão de sáude. Foram oferecidos R$ 47 mil em prêmios. O evento é parte da campanha para Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas de 2016.
A Travessia dos Fortes teve a participação do Exército, de autoridades municipais e estaduais e da Rede Globo.Cerca de 200 embarcações deram apoio ao evento, incluindo trainerias, jet-ski, lanchas, lancha-UTI, caiaques, uma festa, com mar calmo e limpo num dia de sol. A prova dos fortes durou pouco menos de 40 minutos.

Domingos de Ramos e Esportivo

Faustão na reação com qualidade

Este domingo abre a liturgia da Semana Santa e também é o Dia Internacional das Atividades Físicas. Juventude e saúde. Corpo são em mente sã. Vamos malhar, galera. Halterocopismo também exige esforço. Vamos sambar... Maracanã é de quem gosta do Maracanã.

Tem momentos em que a voz do apresentador Faustão é chata e estridente, enchendo o saco no domingo... Mas de repente, sem que a gente note nem por que está vendo o Domingão, eis que o Gordo inventa uns troços bacanas como um concurso de vídeo, atraindo milhares de cineastas domésticos dos mais distantes rincões do Brasil, Parabéns é o que merece a Globo pela qualidade de uma pequena invenção, mais uma iniciativa positiva nos tempos de crise global.

Será que é susto no ibope que leva a Globo a reagir tão espetacularmente? No mês de março, segundo as pesquisas, houve uma reação da Globo diante da subida do ibope da Rede Record em sua sanha de imitar a qualquer custo qualquer coisa, desde que fature, enquanto a religião criada pelo Bispo Macedo vai ficando escondida da telinha. A religião Universal agora só mostrada nos horários das madrugadas de baixa audiência.

Renato Gaúcho

A Globo neste Domingo Espetacular fez uma retrospectiva da carreira de Renato Gaúcho. Sensacional a homenagem, sensacionais as imagens desde o tempo em que o jogador era um adolescente e trabalhava como padeiro na Serra Gaúcha. O titulo mundial pelo Grêmio; o gol de Barriga no título do Flu contra o Fla, o churrasco depois de, como botafoguense, perder uma decisão para o Flamengo, e pior, comendo carne com jogadores do Flamengo que haviam ganhado uma aposta; o gol do título rubro-negro em 1987, contra o Atlético Mineiro então treinado por Telê Santana, com Renato jogando na cara do técnico derrotado o erro grave que este cometera ao cortá-lo da Copa do Mundo um ano antes, em 1986; as explicações de Renato para o corte: ele fora solidário com Leandro, na volta de uma farra às escondidas. O lateral bêbado não conseguia pular o muro da concentração de Telê. Enquanto outros fujões pulavam e voltavam no mocó, Renato e Leandro voltaram pela porta da frente. Por isso o atacante pagou o preço. Telê cobrou e puniu a si próprio, puniu o Brasil ao deixar de levar Renato, então uma vaca brava no ataque, um guerreiro dos pampas gaúchos, um jogador que estava voando baixo e desequilibrava nas decisões, porque era mais forte dos que muitos beques centrais... Finalmente, o amor de Renato pelo Grêmio, ele é gremista, e o lado mulherengo e folclórico de mais um machão que se acha o tal fora dos campos... E não é...

O papa


O Papa Bento 16 pediu neste Domingo de Ramos ações contra o tráfico de migrantes, afirmando que a crise financeira internacional agrava a situação. O papa citou o naufrágio de um barco na semana passada que leva cerca de 200 migrantes africanos na costa da Líbia a caminho da Europa, onde sonhavam eles, teriam uma vida melhor ou menos pior. "Não podemos nos conformar com tais tragédias, que, infelizmente vem se repetindo", disse o Pontífice.

"A magnitude do problema requer estratégias urgentes e coordenadas pela União Europeia e países africanos, assim como a adoção de medidas humanitárias adequadas para evitar que migrantes acabem nas mãos de traficantes inescrupulosos", advertiu o chefe da Igreja Católica (Fonte: Agência Estado)

Papa Pop

Poema de Ruggero Quenttallonni

Se o papa papassse papa

se o papa papasse pão

se o papa tudo papasse

seria um papa papão

Fim
Alfredo Herkenhoff

Contato; alfredoherkenhoff@gmail.com