quinta-feira, 26 de março de 2009

Dr. House, o médico que imita Sherlock Holmes no bem e no mal

Medicina de competência máxima, ficção eficiente na TV... Quem dera os doentes do Brasil e do mundo fossem tratados e salvos assim pelo maravilhoso Dr. House...!

House, M.D. - ou Dr. House, ou simplesmente House, - é o nome da série da TV americana criada por David Shore e exibida originalmente nos EUA pela Fox em 2004. Já recebeu vários prêmios, incluindo dois Globos de Ouro. O personagem principal é o médico Gregory House, interpretado pelo inglês Hugh Laurie.
House é uma glosa de Sherlock Holmes, só que na Medicina. O médico infectologista e nefrologista se destaca pelos excelentes e surpreendentes diagnósticos. Destaca-se também pelo mau-humor, ceticismo e pelo distanciamento dos doentes. Destaca-se pelo comportamento anti-social (misantropia, parece não gostar de mulher). Considera desnecessário interagir com os doentes para além de qualquer coisa que não seja o diagnóstico. House é capaz de dizer a um moribundo com medo e temente a Deus que o homem tem fé no Divino para não se sentir um inseto.

A ação se passa num hospital universitário fictício chamado Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, na cidade de Princeton, em New Jersey.

Cinco temporadas já foram produzidas.e continuam exibidas no Brasil na Rede Record do Dr. Edir Macedo.

Semelhança com Sherlock Holmes até na dependência de drogas

Existem várias semelhanças entre Dr. House e Sherlock Holmes. O criador da série é fã do detetive inventado por Sir Arthur Conan Doyle.

As semelhanças: o caráter psicológico que House usa para resolver os casos (bem como para não aceitá-los) e a residência do médico (apartamento 221B, o mesmo da casa de Sherlock). Outras semelhanças incluem o passatempo de House: o médico toca guitarra e piano, Sherlock toca violino. E até a dependência de drogas: Dr. House em Vicodim e Sherlock na cocaína. A amizade com Dr. James Wilson também é semelhante à amizade entre Sherlock e Watson. Elementar, meu caro.

(A fonte? Wikipedia de Portugal).

Pedro Bial, veja a seguir a semelhança física de Dr. House com o BBB9 Max: