sexta-feira, 19 de junho de 2009

New Formula 1 may be named Formula 61 by Ferrari

GRANDES EQUIPES SE REBELAM

NASCE A NOVA FORMULA 1

Nova categoria poderia ser F 61:

CRISE OU GUERRA?

F - formula

60 - história, todas as edições da velha F1

1 - início, primeiro ano da modalidade

O Rio de Janeiro poderia sediar GP 2010 com Ferrari e Felipe Massa?

Muita água vai rolar nessa pista escorregadia e sem drenagem

Correio da Lapa - Notícia Comentada

By Alfredo Herkenhoff


A Fota (Associação das Equipes de Fórmula 1), que reúne as grandes equipes, anunciou o rompimento com a categoria esportiva e anunciou também o lançamento de uma modalidade rival a partir de 2010. As oito equipes representadas pela Fota são a Brawn GP, BMW Sauber, Ferrari, McLaren, Red bull, Renault, Toro Rosso e Toyota. Com este rompimento, elas lançaram uma bomba sem precedentes na história da Fórmula 1 em seu momento mais grave. Estas oito equipes são as mais importantes. O que restou do lado da velha e agora quase extinta F 1 é pouco, quase nada: a Williams decadente e já sem o poder político de outrora e a Force India, a última colocada na tabela das corridas de 2009.

FERRARI CORREU NAS 60 EDIÇÕES DA ANTIGA F1

A Ferrari, das cerca de 70 equipes que participaram de corridas de F1 ao longo da história, é a única que disputou todos os mundiais, ou 60 edições, Desde já fica aqui a sugestão do Correio da Lapa para a nova modalidade que já avisou que vai querer o crédito histórico das competições: a nova categoria poderia se chamar F 61. Ou seja, " F" de "Fórmula", nome genérico, e 61 como alusão aos 60 de antes e o primeiro de agora. Com isso, os números seriam preservados. E claro, seria também uma deferência à Ferrari, por ser a líder do movimento revolucionário e por ter a letra "F" como a primeira no seu nome.

F1 SEM FERRARI NÃO EXISTE, MAS FERRARI SEM F1 SIM, É A F61

Alguém poderia imaginar a Formula 1 sem Ferrari? Até 2008, não. Mas com a crise, que se arrasta há dois meses, a pergunta e a resposta são outras. A F1 pode existir sim sem a Ferrari, mas só vai interessar ao cartolas Max Mosley e Bernie Ecclestone. A F! sem a Ferrari é nada. E a Ferrari, numa nova categoria, será a F1 com outro nome.

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari

De fato,
a Fota informou na noite de quinta-feira que a nova categoria será quase igual à F1 e vai segurar o prestígio da velha categoria. "As principais equipes, estrelas, marcas, patrocinadores e companhias historicamente ligadas ao mais alto nível do automobilismo farão parte dessa nova categoria", afirmou nota da Fota.

FIA REAGE COM DESPREZO E ARROGÂNCIA NESTA SEXTA-FEIRA

Na manhã desta sexta-feira, em Siverstone, onde neste fim de semana será disputado o GP inglês, a FIA também se mostrou dura na queda, irredutível, garantindo que que não será refém das oito equipes rebeladas. A FIA informou que vai divulgar sua lista final de equipes de 2010 já neste sábado. O prazo para a inscrição de 2010 termina nesta sexta.

"A FIA está desapontada mas não surpresa com a incapacidade da Fota de chegar a um compromisso para os melhores interesses do esporte", disse a entidade.

Claro que muita água ainda vai correr nesta pista escorregadia e sem drenagem. A razão da crise é a imposição de um limite de gastos, o tal teto orçamentário, determinado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a próxima temporada. A FIA queria inicialmente limite em tempos de crise em 40 milhões de euros no ano que vem, com vantagens técnicas concedidas à equipes que não superassem o teto. Depois, sob pressão, a FIA aumentou o valor para 100 milhões, mas as equipes rebeladas não recuaram. A FIA quer marquetizar para baixo uma categoria que sempre foi exclusiva, charmosa, a mais sofisticada, sempre operando com tecnologia de ponta, o que exige vultosos investimentos.

Muitas dificuldades para a nova categoria. Ecclestone manda em tudo de comercialização e contratos na F1.

COMO RENOVAR E FIRMAR CONTRATOS NA F 61

Como conseguir pistas para as provas da nova categoria? Como renovar ou refazer ou rebater contratos? Tudo ainda é tensão, tudo frágil, instável. Certamente haverá cláusulas impedindo por exemplo que circuitos contratados pela F1 possam sediar corrida da uma categoria concorrente.

Só que, apesar do tempo escasso, há muito poder e bala nessas oito categorias rebeladas. A começar pela própria Ferrari, que tem como banqueiro-mor nada menos do que poderosíssima Fiat, a montadora de Turim, Fiat que anda até falando em comprar montadoras em crise na Alemanha (Oppel) e nos EUA, (GM).

É HORA DO PREFEITO EDUARDO PAES ABRIR O OLHO

Uma pergunta que surge num ímpeto: será que o Rio de Janeiro tem com reativar o circuito de Jacarepaguá e receber a nova F-61 com Ferrari, Massa e tudo mais de impactante numa novidade dessa grandeza? Tomara que sim.

É hora de o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral ficarem de olho. É hora do pulo do gato. O circuito ainda se chama Nelson Piquet?

A
Fota disse em comunicado oficial."As equipes não têm outra alternativa que não seja começar a preparar um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e de seus parceiros. Esta nova série terá um sistema de administração transparente, apenas um tipo de regras e encorajará os iniciantes".

Williams e Force India aceitaram o teto da FIA, mas essas equipes não são mais tão importantes na Fórmula 1 atual. A Williams perdeu competitividade e poder que tinha em décadas passadas. A Force India é a pior equipe de 2009.

A crise é decepção também para as três novas equipes que estão entrando na velha F1: USF1, Manor e Campos.

"A FIA não pode permitir uma corrida financeira no campeonato, nem pode permitir que a Fota dite as regras da Fórmula 1", afirmou.

A FIA, além de se queixar, avisa que vai entrar na Justiça contra a Ferrari e a Fota por descumprimento de contrato. Podem todos até fazer as pazes, mas já jogaram muita coisa no ventilador. Uma nova F 61 parece, com todas as dificuldades, o caminho mais emocionante.