sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vaticano alivia crítica a "Anjos e Demonios" para não badalar o filme


Vaticano resolve falar sobre "Anjos e Demônios"

Por Vitor Quartezani *

Foi publicado pelo Vaticano nesta quarta-feira, 6, dois editoriais oficiais sobre a première de estreia de "Anjos e Demônios", em Roma, na Itália, rompendo o silêncio das autoridades da Igreja Católica. O L'Osservatore Romano trouxe os dois editoriais, que em nenhum momento elogiavam e criticavam o filme claramente, apenas se limitando a mostrar tanto os aspectos positivos e os negativos da megaprodução.

O editorial "O Segredo de seu Sucesso" coloca uma questão diretamente voltada aos membros poderosos da Igreja Católica, ao perguntar por que uma visão simplista e parcial" encontra tanto repercussão, mesmo entre católicos.

"Seria provavelmente um exagero considerar os livros de Dan Brown um sinal de alarme, mas talvez eles devam ser um estímulo para que se repense e renove a maneira como a Igreja emprega a mídia para explicar suas posições sobre as questões mais candentes do momento", diz o editorial.

Já o outro editorial se prende mais a questão cinematográfica, ressaltando que "Anjos e Demônios" prende a atenção, conta com um trabalho de câmera esplêndido e que a direção de Ron Howard é dinâmica e atraente, mas não faltou a alfinetada direta ao chamar o filme de efêmero.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o silêncio do Vaticano em relação ao filme nada mais é do que uma estratégia para não promever gratuitamente o longa, como ela fez com "O Código da Vinci", que, graças às manifestações contrárias da Igreja, despertou ainda mais o interesse das pessoas em ver o filme estrelado por Tom Hanks ("Jogos do Poder").

"Anjos e Demônios" tem estreia programada para o dia 15 de maio nos cinemas mundiais.

O texto de Vitor Quaretezani foi avistado no seguinte endereço de cinema:

http://www.cinemacomrapadura.com.br/noticias

Este site é especializado em Sétima Arte: fofocas, intrigas, rumores, reportagens, eventos e informações em geral, muitas vezes com fatos em primeira mão.