segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe suína, mortes, casos suspeitos e medo no mundo


Gripe suína paralisa o México. O Brasil e o Mundo em estado de alerta. A informação sobre números de vítimas mudando e aumentando a todo instante desta segunda-feira, 27 de abril de 2009:




O número de mortos com possíveis sintomas da gripe suína subiu para 149, anunciou nesta segunda-feira (27) o ministro da Saúde do México, José Angel Córdova. O ministro também anunciou a suspensão das atividades escolares em todo o país a partir de amanhã. Córdova ressaltou que apenas 22 casos receberam confirmação dos médicos mexicanos quanto à contaminação pelo vírus da gripe.

No último anúncio, foram confirmadas 103 mortes e, até então, haviam sido canceladas as aulas apenas na Cidade do México e nos arredores desde sexta-feira passada. As atividades escolares vão permanecer suspensas até o próximo dia 6 de maio, segundo as autoridades locais. Segundo o ministro, a prioridade do governo é "evitar a qualquer custo a aparição de novos casos de gripe suína, pelo alto nível de contágio".

O que é a gripe suína...
A nova gripe suina, virus mutantes versão 2009, já atingiu México, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Colômbia, Espanha Espanha, Reino Unido, França e Israel. Alerta no mundo. Vacina só dentro de meio ano... Aeroportos com passageiros com o máscara de proteção. Contágio no ar...

A gripe suína é uma doença causada por um vírus que pode atacar humanos. A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada pelo vírus H1N1.

A contaminação se dá do porco contaminado ou objetos contaminados para o humano. A OMS preocupa-se, particularmente, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem. Todos os casos constatados no México procedem do contágio humano, segundo o ministério mexicano da Saúde.

O governo mexicano fala em 1600 casos suspeitos, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", com grandes chances de se tornar uma pandemia.

No aeroporto de Bali, na Indonésia, é utilizado scanner de detecção de febre, que controla a temperatura dos passageiros.

Forma de contágio

* O vírus da gripe suína tipicamente afeta porcos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contacto com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
* Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.
* Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.
* Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína.

Sintomas

Assim como a gripe humana comum, a suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga,dores pelo corpo e tosse. Existe vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizadas pelos humanos. De acordo com a OMS, o medicamento antiviral oseltamivir, em testes iniciais mostrou-se efetivo contra o vírus H1N1.