terça-feira, 6 de outubro de 2009

Oscar Niemeyer de novo na UTI do Samaritano


O arquiteto Oscar Niemeyer voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, após sofrer nesta manhã uma arritmia cardíaca. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, ele se recupera bem tanto da arritmia quanto da cirurgia sofrida na quarta-feira, para a retirada de um tumor no intestino.

Ainda não há previsão de quando Niemeyer será transferido da UTI para a Unidade Intermediária, onde estava desde a noite de sábado. O arquiteto de 101 anos está internado desde o dia 23, quando chegou ao hospital com dores abdominais. Na ocasião, Niemeyer passou por uma tomografia no abdômen, por meio da qual foi diagnosticada uma colicistite aguda - comprometimento da vesícula biliar - e um abscesso - pequena bolsa de pus - no fígado, próximo à vesícula.

O arquiteto foi submetido a uma cirurgia para retirada da vesícula e drenagem do abscesso hepático, em 24 de setembro. A cirurgia foi realizada por videolaparoscopia e transcorreu sem anormalidades. Niemeyer permaneceu 48 horas do na UTI e em seguida foi transferido para a unidade intermediária do hospital. No dia 29, porém, ele apresentou sangramento intestinal e os exames detectaram um tumor no intestino grosso. Os médicos decidiram, portanto, submetê-lo a uma laparoscopia para a retirada do tumor.

A operação, com duração de três horas, transcorreu sem problemas. A recuperação do arquiteto continua satisfatória, segundo informações da assessoria do Hospital Samaritano.