Como tratar a beleza
da mulher em público?
da mulher em público?
Cynthia Semíramis, professora de Direito, desenvolve pesquisa sobre direitos das mulheres. Segue trecho do que ela escreveu dando dicas sobre como tratar da questão:
"Certa mentalidade patricarcal, antiga e preconceituosa, atribui às mulheres valores que são considerados inferiores e, por vezes, desprezíveis ou supérfluos. Assim, as mulheres são consideradas frágeis, sem racionalidade, têm por função embelezar o ambiente, precisam de um homem para defendê-las etc. Nesses assuntos espinhosos, o campeão de preconceitos está no mito da beleza feminina: a mulher tem de ser bonita para ter a competência profissional avaliada, a mulher tem de gostar de elogios à sua beleza mesmo que fujam do assunto discutido, mulheres feiam são mais competentes porque não conseguem arrumar marido-provedor, e por aí segue o festival de bobagens.
Você, pessoa moderna e esperta que não quer magoar ou ofender as mulheres, pode aprender a neutralizar a educação machista recebida, e tratar as mulheres como iguais a você. Pra te ajudar, elaborei um pequeno guia com algumas soluções para as gafes mais comuns em torno da aparência feminina:
Em ambiente profissional, a beleza não importa
Estamos em um ambiente onde a competência é mais importante que a beleza. Portanto, qualquer elogio relacionado à juventude, beleza e aparência das pessoas pode soar equivocado, especialmente quando vem de superiores, como chefes e avaliadores. Em muitos países, é ofensivo desviar o assunto para elogiar a aparência feminina. No Brasil....
VER TODA A MATÉRIA DA DRA. CYNTHIA CLICANDO EM:
http://cynthiasemiramis.org/?