quinta-feira, 12 de março de 2009

BELEZA FEMININA EM PÚBLICO

Como tratar a beleza
da mulher em público?

Cynthia Semíramis, professora de Direito, desenvolve pesquisa sobre direitos das mulheres. Segue trecho do que ela escreveu dando dicas sobre como tratar da questão:

"
Certa mentalidade patricarcal, antiga e preconceituosa, atribui às mulheres valores que são considerados inferiores e, por vezes, desprezíveis ou supérfluos. Assim, as mulheres são consideradas frágeis, sem racionalidade, têm por função embelezar o ambiente, precisam de um homem para defendê-las etc. Nesses assuntos espinhosos, o campeão de preconceitos está no mito da beleza feminina: a mulher tem de ser bonita para ter a competência profissional avaliada, a mulher tem de gostar de elogios à sua beleza mesmo que fujam do assunto discutido, mulheres feiam são mais competentes porque não conseguem arrumar marido-provedor, e por aí segue o festival de bobagens.

Você, pessoa moderna e esperta que não quer magoar ou ofender as mulheres, pode aprender a neutralizar a educação machista recebida, e tratar as mulheres como iguais a você. Pra te ajudar, elaborei um pequeno guia com algumas soluções para as gafes mais comuns em torno da aparência feminina:

Em ambiente profissional, a beleza não importa
Estamos em um ambiente onde a competência é mais importante que a beleza. Portanto, qualquer elogio relacionado à juventude, beleza e aparência das pessoas pode soar equivocado, especialmente quando vem de superiores, como chefes e avaliadores. Em muitos países, é ofensivo desviar o assunto para elogiar a aparência feminina. No Brasil....

VER TODA A MATÉRIA DA DRA. CYNTHIA CLICANDO EM:
http://cynthiasemiramis.org/?p=71