sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Black & White Brazilian Beauties


Gracie Carvalho, Samira Campos e Anabela Ferreira, três jovens mulheres estampando em seus corpos a beleza da mistura do Brasil, em imagens extraídas ao sabor da navegação pelos Googles da vida, numa série em que a miscigenação se mescla ainda com o que se vê: uma frota de jatos comerciais fabricados pela Embraer, empresa que completou 40 anos de existência esta semana e que fica logo ali, em São José do Rio Preto, quase no meio do caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo. E que foto esta da Ferrari mais adiante! Toda difusa, um efeito especial para realçar o capacete verde-amarelo do invisível piloto Felipe Massa. Sobre a beleza das três brasileiras bombando nas passarelas internacionais, em vez de tecer especulações antropológicas de botequim, talvez tenha ficado melhor costurar uns versinhos pensados como música, ou Quindins avistáveis também logo a seguir...

Jatos de passageiros da linha EMB, made in Brazil

Gracie
Samira

Anabela




Quindim de ouro


Meu quindim de ouro

Te quero nem que me mate

Usufruir teu tesouro

Minha mousse de chocolate

Tu és a pele mais linda

Veludo negro da noite

Esquecimento do açoite

Memórias do meu Brasil

*

Tu és meu Paraíso, meu cantinho

Meu ser ou não ser

Tisil Tição

Serei só sorriso

Um perfeito que late

Te esperando por último

Com amor, fazendo arte.





O Correio da Lapa, por não ter foco fixo, fixa todo dia uma surpresa, ora grande, ora surpresinha, mas sempre uma, é questão de jornalismo visceral. Mas já que a gente não é portal, não precisa mais de diploma e também não é porteira, vamos abrindo passagem para o nosso espanto no acaso de cada dia: logo abaixo, fotos de minha autoria: o sociólogo Michel Misse, que estuda como poucos as raízes da violência urbana nas grandes cidades, aqui aparecendo ao lado do falecido e raramente fotografado Marco Antônio de Carvalho, brilhante autor da biografia Rubem Braga, um fazendeiro no Ar, uma obra-prima de 600 páginas e que mereceu o Prêmio Jaboti. O saudoso colega Marco Antônio aparece de braços cruzados. E somos do fã clube do cronista Rubem Braga, o Velho Urso, tido no seu tempo como o homem que mais entendia de mulher bonita no Brasil. E na sequência, um casal flagrado na noite carioca e do qual nem me recordo os nomes, mas gostei do contraste da lourice e meiguice da jovem com o ar black grave de seu acompanhante. E logo outra foto, um Pão de Açúcar trivial, absolutamente comum, uma das mais de 2 mil imagens que cliquei do maciço no espaço de poucos meses, de dia, de manhã, de noite e madrugada, sempre a partir do bairro de Botafogo e sempre com uma xereta digital numa solidão obsessiva que nunca imaginei que, alguns anos depois, um dia viria pousar logo aqui. E com a maquineta pousada na mesa do Restaurante Amarelinho, na Cinelândia, foi feita a última foto, do centenário Teatro Municipal. (Por Alfredo Herkenhoff)