segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Globo ataca a lei contra o fumo no Rio e em SP

Editorial de O Globo critica a violência das leis contra o cigarro em São Paulo e no Rio de Janeiro


Excelente o editorial de ontem domingo, no jornal O Globo, mostrando o radicalismo das leis contra o tabaco no Rio de Janeiro e em São Paulo. O editorial, muito menos violento do que o produzido aqui neste blogue jornal semana passada, com o título Editorial a favor do fumo, toca num aspecto que aqui foi deixado em branco. O Globo, no texto intitulado "Sob tutela", salienta que os parlamentares estaduais, com chancela de aprovação dos governados José Serra e Sérgio Cabral, obrigam os donos de bares e restaurantes a exercer um papel de polícia para fazer cumprir a proibição, o que é um absurdo..

O Correio da Lapa levanta da cadeira e aplaude de pé o editorial.

Pensemos: se um cidadão desobedece e acende um cigarro, o dono do estabelecimento sofre multa elevadíssima. Se o dono chama a policia, até que ela chegue, o cigarro j´terá sido consumido. Se o dono arrola testemunhas, amola mais do que a mola que explodiu no capacete de Felipe Massa.

E se a polícia não vier, é porque certamente estará fazendo coisa mais séria,m combatendo assassinos, ladrões e estupradores.

O Correio da Lapa sustenta que proibir espaços reservados para os fumantes é inconstitucional, sem entrar no mérito da proibição em si, já que quem cuida deste tipo de direito é a União, e não as unidades da República Federativa do Brasil.