quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tucano Serra, PPS, Twitter e Email: Campanha de 2010 Já Começou! Veja um exemplo




Kolakowski e o Marx partido ao meio
Bruno Gravagnuolo
Tradução: Josimar Teixeira
Fonte: L'Unità & Gramsci e o Brasil

Leszek Kolakowski, um grande crítico do marxismo, de origem marxista. No entanto, incapaz de formular uma verdadeira “revisão” do seu objeto teórico, tendo terminado numa posição cética, entre a dúvida crítica e a transcendência religiosa. Foi esta a parábola do filósofo polonês, nascido em Lodz, em 1927, e falecido em Oxford, no último 17 de julho, depois de ter emigrado em decorrência das agitações polonesas de 1968, nas quais se destacou como líder do dissenso.

O que nos deixa? Sem dúvida, uma crítica ao “totalitarismo” latente em certas zonas da lição marxiana. Por exemplo, no “mix” de filosofia da história e determinismo positivista, que se encontram na Crítica da economia política de Marx. Deste modo, em Nascimento, desenvolvimento e dissolução do marxismo (SugarCo, 1980-1985), Kolakowski desmonta com facilidade tal “mix”, referindo-o a Platão, Plotino e também à “gnose” e ao profetismo bíblico.

E criticando simultaneamente o aspecto de “necessidade” da estrutura econômico-social, que se impõe sobre ideias e representações do mundo (sobre o fator subjetivo).

Todavia, trata-se de críticas a Marx que não são novas e já estão presentes em gente como Weber, Bernstein, Croce, Gramsci. E críticas, as de Kolakowski, que cometem o erro de não tomar em consideração que existe também um outro Marx.

O Marx da “subjetividade”, contra a economia alienada. O Marx que fala da consciência como fator resolutivo das “inversões dialéticas”. E que levanta a hipótese de um mundo novo no qual todos e cada qual possam desenvolver criativamente suas personalidades, sem as mutilações da dominação e da desigualdade, que transformam os indivíduos em mercadoria e joguete de um destino imposto.

Talvez a questão verdadeira, que Marx não captou e Kolakowski também não fixa, seja outra: a democracia. Em outras palavras, a cotidiana libertação associada, dentro da sociedade civil e do Estado representativo. Contra o populismo e os mitos da democracia direta, que engendram ditadura e fanatismo, entre outras antigas mistificações demagógicas.

José Serra

José Serra, filho de imigrantes italianos que trabalhava como feirantes na capital paulista, o Governador do Estado de São Paulo, José Serra - eleito, com mais de 12 milhões de votos - vai ser o grande ....


>> mais sobre SERRA >> twitter.com/joseserra << acompanhe o dia-a-dia de Serra no Twitter.com.

O candidato tucano mais cotado para disputar a presidência em 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), possui perfil no site Twitter.
Em um dos seus posts, o governador paulista disse estar surpreendido com a repercussão da inauguração do seu perfil no Twitter. "Surpreendente! Espalhou mais rápido do que eu pensava. Quis entrar com discrição, pra aprender."

Serra segue a linha de políticos como Barack Obama, que utilizaram fortemente a internet para a disputa de campanhas eleitorais (late edition).

José Serra inaugura perfil no Twitter