sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Intermedia Maria Lind João Rita Arte Euro 4/5


Texto de João Rita no Jornal a Página da Educação , ano 16, nº 165, Março 2007, p. 31.

E fotos de Maria Lind apanhadas ao léu do rigor


ARTE ACOMODADA
EM "JULGAMENTO"


Num registo formal semelhante ao de um julgamento, um forum internacional de especialistas em Arte Contemporânea, debateu, na ARCO 07, o presente e o futuro da criação contemporânea. No banco dos réus, os artistas Anton Vidokle e Tirdad Zolghard foram acusados de conspirar com a burguesia para reduzir o espaço de criação artística.
Neste tribunal especial, o juiz presidente, o crítico e editor da revista Frieza, Jan Verwoert, foi o moderador de um debate que teve Charles Esche, director do Van Abbemuseum de Eindhoven, como advogado de defesa, e Vasif Kortun, director da Platform Garanti (Istambul) e Chus Martínez, directora do Frankfurter Kunstverein, como acusadores públicos

O julgamento debate centrou-se nas contradições existentes quando a independência artística esbarra no "aburguesamento" e na dependência de instituições oficiais ou privadas, e nos condicionalismos que existem por força de uma evolução que se faz muito em torno da comercialização potenciada pelas ferias de arte contemporânea. Neste debate, alguns especialistas consideraram que o futuro passa pelo desenvolvimento de espaços de criação livre, for a do circuito tradicional de galerias ou instituições.

O debate, organizado por uma escola de exposições de Berlim (Unitednationsplaza) dirigida por Antón Vidokle (um dos "réus" deste julgamento). contou com o testemunho de vários intelectuais como Maria Lind, escritora, comissária e directora do IASPIS, de Estocolmo, os artistas Setareh Shahbazi, Fia Backstrom e Liam Gillick, o crítico madrileno Javier Garcia Montes e o director do Extra City de Amberes, Anselm Franke, entre outros.

Um futuro que também passa por sítios como o que existe em http://www.saatchi-gallery.co.uk/ e que é um museu virtual com milhões de visitas diárias que democratiza a fruição das artes plásticas a níveis até agora nunca vistos para que a arte deixe de ser o "ópio das elites", expressão de Luis Fernandez-Galiano aproveitada para título deste roteiro/reportagem pela ARCO 07, um local de peregrinação para muitos portugueses, incluindo alguns ligados a galerias.

CDL solto continua e encerra logo a seguir: