quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Hartung com Sérgio Cabral: O royalty é nosso

Para Hartung, no pré-sal há cobertor para todos

O governador capixaba Paulo Hartung, do PMDB, administra um dos estados produtores de petróleo do pré-sal, que está a 72 quilômetros da costa do Espírito Santo, no Parque da Baleia, uma das regiões mais promissoras para a exploração do insumo pela Petrobras. Solidário com o governador fluminense Sérgio Cabral, seu colega de legenda, Hartung avalia que há condições de resolver o problema da partilha dos recursos do pré-sal com os estados não produtores sem desrespeitar o princípio constitucional que garante aos estados produtores uma participação especial na distribuição dos royalties de petróleo.


"Criou-se um cabo de guerra artificial, que precisa ser desmontado", argumenta. Segundo Hartung, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores dos estados produtores chegaram a um denominador comum sobre a participação especial, mas o debate decisivo será mesmo no Congresso, devido à reação dos estados do Norte e do Nordeste. (Fonte: Jornal do Commércio - Rio de Janeiro)


Correio da Lapa na notícia:

Estarão o governo Lula e a Petrobras escondendo informações geológicas sobre as reservas do pré-sal? E escondendo também do pós-sal? O óleo do pré-sal que hoje já sai é apenas um vazamento das profundezas da natureza para a chamada camada pós-sal, aquém do pré-sal e aonde o Brasil já sabe como ir e voltar.


Quais as verdadeiras reservas do pós-sal? Estas reservas quase rasas seriam muito maiores dos que os 13 bilhões de barris oficialmnte confirmados. E as reservas hiperfundas do pré-sal? 30 bilhões de barris? 60 bilhões? 70? 140? Meu Deus! Estamos no Éden dos Delírios!


O Brasil terá a maior reserva do Mundo quando a matriz energética do Mundo for outra, e nós estaremos num outro Mundo. Que Mundo é esse, árabe?


Acionistas minoritários e mega, uni-vos!

Por Alfredo Herkenhoff