segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Flamengo: O Mais Querido do Brasil em Quadrinhos

Em uma sala de troféus repleta de crianças, Zirldo Alves Pinto, o Ziraldo, lançou na tarde de hoje na Gávea seu mais novo livro: "Oa Mais Querido do Brasil em Quadrinhos”. A obra, de 112 páginas, conta a história do Flamengo e mostra como foi o surgimento do Clube, a formação do primeiro time de futebol, a origem da rivalidade com o Fluminense, as histórias dos grandes títulos conquistados, entre outros momentos da trajetória.

O livro é fruto de uma parceria entre Ziraldo, Editora Globo e o Clube de Regatas do Flamengo, por meio do seu departamento de Marketing. Entre as muitas histórias do livro, Ziraldo conta como ele próprio tomou contato com o time carioca em Caratinga, pequena cidade do interior de Minas onde ele nasceu."Era tudo pelo rádio. A gente ouvia o Ary Barroso e ficava imaginando. Três ou quatro dias depois chegavam os jornais com as imagens do jogo", disse o autor à equipe do site oficial enquanto escalava de memória a formação que conquistou o primeiro tricampeonato do Flamengo, nos anos de 42/43/44.

O grande mérito do livro, segundo Ziraldo, é a maneira com que a história é contada. "De maneira lúdica, sem ser chato. Quando chega ao final, todo mundo fica conhecendo a história do Flamengo", afirma. O próximo projeto relacionado ao Flamengo, revela o cartunista, é produzir um livro em quadrinhos só sobre a história da conquista do Mundial Interclubes de 1981, ideia, segundo Ziraldo, sugerida por Nunes, o "artilheiro das decisões".