domingo, 12 de julho de 2009

Domingo de fotografia com Fernando Rabelo e Manuel Alvarez Bravo

O amigo fotógrafo fora de série Fernando Rabelo enviou este email:

O blog fotográfico Images&Visions traz na sua edição de domingo uma foto feita e m 1933 pelo mexicano Manuel Alvarez Bravo intitulada “La hija de los danzantes”.

Em 1952, o fotógrafo Art Shay fez a célebre foto da nudez da filósofa existencialista e ícone feminista Simone de Beauvoir. Art Shay era amigo de seu amante da época, o escritor Nelson Algren, o fotógrafo viu a cena pela porta entreaberta da sala de banho e a eternizou para sempre.

O fotógrafo português Edgar Martins passou 21 dias fotografando 19 cidades norte-americanas, a convite do “New York Times Magazine”. O trabalho, com mais de uma centena de fotografias sobre os efeitos da crise econômica no país foi publicado no passado fim-de-semana. Um leitor detectou que havia manipulação digital nas imagens. Os editores da “New York Times Magazine”, que não tinham percebido as alterações nas fotografias, não gostaram de saber destas alterações nas imagens resolveram retirar do site a fotogaleria, porque o trabalho tinha sido anunciado como puramente documental.

“'No Feminino - Mulheres Fotografam Mulheres” é o título da exposição em cartaz até 29 de Setembro no Centro Cultural Calouste Gulbenkian, em Paris, com a originalidade de reunir trabalhos em que fotógrafas e fotografadas são mulheres. “Esta, julgo eu, é a primeira grande exposição só com fotografias de mulheres sobre o feminino”, afirmou o curador da exposição, Jorge Calado.

As sete mil fotografias encontradas em seus arquivos provam que o escultor Auguste Rodin colaborou com fotógrafos célebres e anônimos abrindo o seu ateliê para muitos deles no início do século XX. Entre eles: Eugène Druet, Jacques-Ernest Bulloz, Edward Steichen, Jean Limet, Stephen Haweis e Henry Coles, que registraram o processo de criação do artista no seu ateliê, dialogando entre a escultura e a fotografia.
Leia mais no blog Images&Visions.

Fotos de Manuel Alvarez Bravo das décadas de 1920 e 1930...


Para mais informação e detalhes, anote o endereço:

http://imagesvisions.blogspot.com