sexta-feira, 24 de abril de 2009

Um protesto contra Gilmar Mendes diante do STF

Ex-alunos da UnB protestam contra atuação de Gilmar Mendes na presidência do Supremo

Marco Antonio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dez ex-estudantes da Universidade de Brasília (UnB) protestaram, na tarde de hoje (24 de abril), em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a atuação do ministro Gilmar Mendes na presidência da Corte.
Usando chapéus de cangaceiro, os manifestantes estenderam faixas perto da estátua que simboliza a Justiça. Uma delas trazia a inscrição “Miss Cangaço”. Em outra, os dizeres eram: “Gilmar Dantas [em alusão ao banqueiro Daniel Dantas, beneficiado por habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, quando foi preso pela Operação Satiagraha], as ruas não têm medo de seus capangas”.
Eles entregaram à imprensa um panfleto explicando que seu objetivo é exigir que o presidente do Supremo saia às ruas, como sugeriu o ministro Joaquim Barbosa, em discussão com Gilmar Mendes nesta semana, e não volte ao tribunal. Segundo os manifestantes, trata-se de um protesto “contra coronéis e capangas, que são rápidos para libertar ricos e prender ladrões de galinhas. Eles tentaram ainda colocar um chapéu de cangaceiro na cabeça da estátua da Justiça, mas foram impedidos pelos seguranças do Supremo.