terça-feira, 12 de maio de 2009

Aqui jaz um misto de amor e ódio aos matadores

Depois de amanhã, quinta-feira, dia 14 de maio, em Lisboa, às 22h, será realizada a Corrida de Toiros Mista "Vidas-Correio da Manhã" na Praça do Campo Pequeno



O cartel é de luxo: dois matadores, El Cid e Pedrito de Portugal, dois cavaleiros, Manuel Lupi (foto) e Manuel Telles Bastos, e o grupo de forcados do Aposento da Moita.



Os touros vêm de duas das ganadarias mais afamadas do País: a Brito Paes, que escolheu três touros para a lide a cavalo, e a de Santa Maria, com quatro touros para os dois jovens cavaleiros.



Se você estiver no Brasil, basta pegar uma passagem na cota do Congresso Nacional e, via Tap ou qualquer outra companhia, voar para lá que ainda dá tempo de ver o ritual da corrida "Vidas-Correio da Manhã".



A farra do touro em Portugal tem as suas armas não tão mortiferas quanto as da Espanha (foto) e é aquela que o deputado federal Fernando Gabeira não consegue impedir, como fazia com a farra do boi em Santa Catarina tempos atrás.


Ah! Esses portugueses! Em matéria de violência da farra contra o gado, eles ganham de Santa Catarina e perdem feio para os espanhóis. Já a nossa violência nacional, no Brasil varonil, é apenas comer bife, churrasco, chuleta, cupim, T-bone, rosbife, picanha... Ai Jesus! Que fome!


A indignação com a violência no Brasil não joga pedra contra quem dizima 17 mil vidas em menos de dois anos e meio de governo Sérgio Cabral.



A indignação apenas deposita cerimoniosamente as pedras como microlápides, como micro-estrelas telúricas na porta da Assembleia dos parlamentares do Estado do Rio de Janeiro.



A indignação enfinca cruzes nas areias diante do charmoso Hotel Copacabana Palace (foto). A indignação lembra os mortos, mas ninguém impede a farra da passagem sem volta na democracia tropical dos dissabores humanos.



Donde se conclui que este texto no Correio da Lapa (que é leitor assíduo do Correio da Manhã, de Lisboa, já o jornal mais lido da Terrinha. Acima, foto da capa da Veja no distante ano de 1981, contra a campanha de Leonel Brizola para governador do Rio) poderia ser um Mausoléu Digital com o seguinte epitáfio:


Aqui Jaz uma Notícia

Corrida em Lisboa

Sangue e Areia em Madri

Pedras Portuguesas

17 mil Dissabores

Rio de Janeiro


(Texto de Alfredo Herkenhoff - Fotos compiladas via Google Image)