quarta-feira, 5 de maio de 2010

Why Don't You Love Me? First impressions


NEW HIT!


As duas divas pop do meu mundo nesta quarta-feira do jogo do ano, Flamengo e Corinthians em São Paulo, são Amy Winehouse e Beyonce Knowles: tese e antítese. Amy é Ronaldo Nazário, Byconcé é Adriano, o Noivo Imperador. Uma é saúde, outra expectativa. Não se discute o talento de ninguém.



O novo clipe da americana parece ter um pouco da favela carioca que ela visitou no verão de 2010. Tem o retrô dos anos 60, cabelo com coque, mas tem cabelo solto, tem clima de zona de meretrício ao amanhecer - segundo Garcia Márquez, lugar com só este momento ideal para um escritor ter a necessária concentração -, tem batom e roupas a pendurar no varal, e tem aquele recanto no regaço em flor de lodo do esgoto a céu aberto nas comunidades.

Tem um pouco de Nova Orleans, a pobreza afro, mulata de Lindonéia desaparecida na Monalu de Gerchman, tem um pouco de cabaré, um pouquinho de Liza Minelli em contraponto com a disco music preponderante da velha canção típica dos anos 70. Este novo clipe promete novo sucesso. A pin-up gira como peão. Tem um pouco até da BBB Giselle do BBB 8 ou BBB 200, tantas as sensualizações da Giselle Knowles.

Tem a nega maluca, o álcool, a taça antiga, a redondinha do champanhe de ocasião, o telefone histérico, os beicinhos, as piscadelas de melindrosa.

Tem até um trejeitinho da londrina Winehouse, aquela reboladinha de coxa, só 45 graus de um lado a outro. Mas tem sempre abundantemente a fartura calipígia da própria estrela americana, que joga nas 11, on stage, back stage e off stage. Produz, dirige, investe, cria, compõe, dança, canta e faz amizades.

No Youtube desta quarta-feira, entre mil caras e bocas, tem Beyoncé com muito cigarro, a indústria do ramo vai adorar, sé é que não adorou antes, adornando alguns cofres - tudo na contramão do puritanismo antitabagista que os EUA lideram como cruzada mundo afora. E salvo contrário, amigos de Beyconcé como Obama, Sergio Cabral e Lula continuam fumando, por mais que neguem e propalem esforços de contenção pulmonar.

Beyoncé tem mais voz do que Madonna, dança mais e tem a metade da idade da diva latina blonde farmácia. Por isso virou a number one. Beyoncé brinca de ser a nova Madonna, a pobre menina rica, a doméstica,a costureirinha do meu coração.

Tem em resumo muito da própria Beyconcé nessa nova peça de melindrosa do século 21 fazendo releituras do 20 como uma nova Amélia que se deixa levar pelo machismo, ela apenas perguntando ao machão: por que você não me ama se eu lhe dou tudo?

Baba, baby?

(
Por Alfredo Herkenhoff, Correio da Lapa)


Letra

Now, now, now, honey
You better sit down and look around
Cause you must've bumped yo' head
And I love you enough to talk some sense back into you, baby
I'd hate to see you come home, me the kids
And the dog is gone
Check my credentials...
I give you everything you want everything you need
Even your friends say I'm a good woman
All I need to know is why?

Why don't you love me?
Tell me, baby, why don't you love me
When I make me so damn easy to love?
And why don't you need me?
Tell me, baby, why don't you need me
When I make me so damn easy to need?

I got beauty, I got class
I got style, and I got ass
And you don't even care to care
Looka here
I even put money in the bank account
Don't have to ask no one to help me out
You don't even notice that

Why don't you love me?
Tell me, baby, why don't you love me
When I make me so damn easy to love?
Why don't you need me?
Tell me, baby, why don't you need me
When I make me so damn easy to need?

I got beauty, I got heart
Keep my head in them books, I'm sharp
But you don't care to know I'm smart
Now, now now now now now now
I got moves in your bedroom
Keep you happy with the nasty things I do
But you don't seem to be in tune
Ooh.....

Why don't you love me?
Tell me, baby, why don't you love me
When I make me so damn easy to love?
Why don't you need me?
Tell me, baby, why don't you need me
When I make me so damn easy to need?

There's nothing not to love about me
No, no, there's nothing not to love about me
I'm lovely
There's nothing not to need about me
No, no, there's nothing not to need about me
Maybe you're just not the one
Or maybe you're just plain....... DUMB