PROPAGANDA E MARKETING
TV Spot, programa no Canal Blue TV
ao vivo e sempre visível na internet
Por Alfredo Herkenhoff
Foi um prazer descobrir um canal para compreender melhor como a publicidade no Brasil discute o seu modo de agir. Sob o comando do jornalista e amigo Paulo Macedo, editor do Jornal Propaganda & Marketing, o Spot é um programa de entrevistas com os principais executivos e diretores das grandes agências de publicidade do Brasil e ainda com empresários à frente de meios de comunicação. A exemplo do que faz a revista Exame, com um excelente canal de TV na internet para entrevistar personalidades no campo da economia, Spot TV é uma janela transparente para discussões serenas sobre mudanças no comportamento da humanidade com o advento da era digital. Mudanças no comportamento correspondem a mudanças nas formas de consumo. Mudanças no consumo significam desafios para quem ganha dinheiro vendendo produtos e serviços e precisa, para isso, ganhar visibilidade e aceitação.
Excelentes as entrevistas de meia hora em que Paulo Macedo, carioca radicado em São Paulo, conversa com profissionais de sucesso, como, entre outros, o francês David Laloum, executivo de planejamento da Young & Rubicam, a maior agência do país, o editor e escritor Cássio Schubsky, ou ainda o produtor e DJ Dudu Marote (Ricardo Schott), fundador da DR DD, e Thomas Roth, dono da produtora Lua Nova. As duas empresas acertaram uma parceria para novos desafios. Os dois são especialistas em música e áudio, tanto para jingles quanto para MPB. Dudu é ligado a bandas como Skank e Pato Fu.
Macedo mostra que entende bem do que faz com a qualidade da escolha de seus convidados e com o alto nível da prosa. O programa é uma aula para o pessoal mais jovem que quase não sabe a quantas anda a publicidade brasileira. Paulo Macedo e David Laloum (foto) trocaram figurinhas sobre como produzir uma comunicação criativa em meio a tanta mídia alternativa, tanta novidade o tempo todo.
David Laloum, diretor da Y&R, como bom francês, gosta de gastronomia e ainda, se dizendo “esquizofrênico”, dá uma de DJ na sua boate em São Paulo. O jovem começou a carreira na TBWA Paris. De 1995 a 2000, foi para a Wunderman como diretor de desenvolvimento de estratégias e, em seguida, assumiu a direção geral da agência de web Orange Art. Em setembro de 2002, David voltou a Wunderman como CEO, e se encarregava diretamente de planejamento estratégico e novos negócios. Em janeiro de 2006, veio para o Brasil assumir a direção de planejamento da Y&R. Nesses anos todos, atendeu clientes como Unilever, IBM, Microsoft, Ford, Danone, Pfizer, Volkswagen, L’Oreal, Canon, ABN Amro, AGF, Club Med, Coca-Cola, McDonald’s, Chanel e Tag Heuer.
Thomas Roth e sua mulher, Maura. Ao lado, o produtor e DJ Dudu Marote
Além de exibido ao vivo pelo canal Blue TV, o 18 da TVA, o Spot é reprisado e ainda pode ser avistado a qualquer tempo na internet no seguinte endereço:
http://www.bluetv.com.br/bluetv/