nesta segunda-feira, 1 de junho de 2009:
Itália: Fotografias proibidas por Berlusconi causam novo escândalo
Bailarinas em avião militar
Um dia depois de o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, ter impedido a publicação de fotografias que o mostram na companhia de dezenas de jovens, algumas delas menores de idade, o escândalo teve novos desenvolvimentos. A oposição exigiu explicações sobre a utilização de aviões militares para transportar bailarinas e anões para festas na casa do primeiro-ministro na Sardenha.
A proibição de publicação das fotografias foi justificada com a reserva da vida privada, mas a oposição contra-atacou depois de o fotógrafo que captou as imagens explicar que boa parte não é de festas de Berlusconi, mas de locais públicos. Entre elas contam-se as que mostram bailarinas e anões a sair de um avião militar no aeroporto da Sardenha.
O líder da Itália dos Valores (IDV), Antonio di Pietro, sublinhou que o uso desses aviões "para se participar em 48 horas de festa envolve uma série de actos ilícitos, para além de imorais".
Di Pietro anunciou que pedirá explicações no Parlamento, enquanto Luigi Lusi, do Partido Democrático (PD), recordou que quando dois ministros do governo de Romano Prodi levaram amigos num avião do Estado para assistir ao grande prémio de Fórmula 1 em Monza isso causou escândalo e forçou a demissão de um dos envolvidos. Lusi considerou ter de haver agora consequências à altura da gravidade dos factos.
MINISTRO CHECO NU
Uma das festas fotografadas por Antonello Zappadu foi oferecida no início de 2008 em honra do então primeiro-ministro checo Mirek Topolanek, que passou alguns dias na casa de Berlusconi. Uma das imagens que não puderam ser publicadas mostra Topolanek nu, no jardim da casa do líder italiano. Segundo o advogado de Berlusconi, nada de estranho ou imoral aconteceu, "mas é impossível prever o que se teria dito na imprensa". Mitti Simonetto, responsável de imagem de Berlusconi, frisa que se trata de imagens de pessoas que, julgando-se isoladas, na intimidade, agem de forma natural.
PORMENORES
NÃO HOUVE SEXO
Luigi Flamino, ex-namoradode Noemi Letizia, a jovem de 18 anos cuja amizade com Berlusconi levou a mulher a pedir o divórcio, veio a público defender o primeiro-ministro. Em carta aberta ao ‘Corriere della Sera’, Luigi assegura que Berlusconi e Noemi não têm uma ligação de índole sexual.
NOVO NAMORADO
Berlusconi pode estar só, como assegura Mitti Simonetto, conselheira de imagem, mas Veronica Lario, mulher do primeiro-ministro, tem novo companheiro. A revelação é de Daniela Santanche, líder do Movimento pela Itália, e aliada de Berlusconi. Em entrevista ao ‘Libero’ afirmou que Veronica, de 53 anos, namora com Alberto Orlandi, um segurança de 47 anos.