terça-feira, 18 de agosto de 2009

CSI NY CSI Brasília Dilma Rousseff & Lina Vieira

Detetives do Mundo! Uni-vos! *

O Brasil de olho num determinado dia no qual uma reunião ou uma mentira está selando o destino político da ministra-chefe da Casa Civil


Correio da Lapa
Por Alfredo Herkenhoff


A ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, ao responder ao senador petista Aloysio Mercadante que descobrisse ele como os dois repórteres da Folha de S. Paulo haviam sabido do encontro secreto dela com a ministra Dilma Rousseff, deu pistas para se chegar à verdade. A última coisa a pensar é em pedir ao grande jornal paulista que revele suas fontes. Mas não é feio perguntar, sem querer saber das fontes, Oi! Folha! Como descobriu? Alô, claro, que este absurdo de entrevistar um jornal se descarta de antemão.

Mas, segundo as parcas lembranças de Lina Vieira, e se ela disse que não falou nada com ninguém do encontro, que apenas confirmou o que o jornal descobrira por outras fontes, restam poucas, a saber: a sua secretária na Receita Federal, que sabia da reunião; a também poderosa assessora Erenice, de Dilma Rousseff, que sabia igualmente, e ampliemos: quando Lina Vieira entrou, versão dela, claro, no gabinete de Dilma Rousseff, viu uns dois jovens na ante-sala. Portanto, temos um universo restrito de duas mulheres a sós, duas assessoras poderosas e duas vagas testemunhas. Temos a Folha e um mundo de especulações.

VAZAMENTO INVOLUNTÁRIO?


Se Dilma está mentindo, o leque de suspeitos aumenta. Se Lina estiver mentindo, o leque diminui. Houve vazamento de uma das duas na reunião? Se por parte de Dilma Rousseff, seria vazamento involuntário? Se da parte de Lina Vieira, seria político ou de ressentimento? Ou houve plantação de mentira por parte de Lina Vieira? Terá sido tudo verdade, e a Dilma comentou com alguém? Com alguém do clã dos Sarney? E se alguma das duas secretárias comentou com alguém? O leque vai se ampliando.

O mais misterioso no entanto é que a Lina Vieira não se lembrar nem do mês da reunião. Com isso, ela, de pronto, parece dar um sinal de que não vai apresentar nada de relevante, nada de boas pistas para ajudar a imprensa a chegar à verdade de um determinado dia.


ESTARIA LINA VIEIRA SOB ALGUMA GRAVE AMEAÇA?


Concretamente, o depoimento de Lina Vieira mudou, da água para o vinho, a posição, o juízo popular que parecia pairar positivamente sobre ela. Agora a mídia vai começar, e o Correio da Lapa saiu na frente, a especular sobre toda possibilidade, incluindo o uso político a que Lina Vieira estaria se prestando. Ou ela estaria ameaçada?

Cada esquecimento de Lina Vieira enseja uma série de especulações. Se fosse algo mais grave, um assassinato, roubo de bilhões, sequestro etc, ou fosse uma conspiração envolvendo ameaça institucional à democracia, sim, nesse caso um serviço de espionagem, inteligência etc, um CSI Miami, CSI New York ou Las Vegas, descobriria a verdade e a mentira num piscar de olhos. Mas estamos no Brasil de tanto cinismo político.

Teorias conspiratórias vão grassar por aí. Nesse nosso Correio da Lapa já pintaram comentários sobre o depoimento de Lina Vieira salientando que ela poderia ser ou estar ameaçada fisicamente, pressionada para falar o mínimo possível.


UMA DAS DUAS GUARDANDO MUNIÇÃO PARA HORA CERTA?


Este nosso CdL reflete outras especulações na esteira dessa loucura: e se alguém estiver armando para Lina Vieira guardar o máximo possível de munição para só abrir fogo em tempos mais favoráveis, na reta da disputa eleitoral daqui a alguns meses ou no ano que vem?

Outra pista camuflada que Lina Vieira deu foi, no início do depoimento, dizer que nunca teve partido e que não pretende entrar para a política, que jamais vai se candidatar a qualquer coisa. Ora, isso é bobagem. Eneas, Meu Nome é Eneas, depois da primeira performance na TV, jurou que nunca mais tentaria à Presidência, e nunca cumpriu a palavra. José Sarney, quando presidente do Brasil, descongelou o preço do combustível e disse, em rede nacional de TV, que aquele dinheiro a mais, pago em cada litro, seria como uma caderneta de poupança, que no futuro tudo seria devolvido. A primeira das várias mulheres de Romário, Mônica Santoro, quando eclodiu a crise conjugal, disse, na falação do divórcio: não quero um tostão furado desse Baixinho, nada de Romário. Claro, mal sabia ela que ao negar, estava apenas sinalizando que, em vez de nada, ia querer tudo, o máximo ou quase tudo, como as outras ex do craque vão querer ou já estão.

O Brasil mente, é o jeitinho. Mas nos tempos digitais fica mais difícil enganar todo mundo de olho num determinado dia.

Aqui neste Cdl já se pesquisou um conjunto de 500 fotos recentes de Dilma Rousseff para ver quais xales ela mais usa... Qual mereceu o elogio e a lembrança de Lina Vieira no encontro tete à tete no quarto andar do Planalto.


FUTURO DE DILMA DEPENDE DE NOCAUTE MORAL DE LINA


Mesmo tendo falado pouco, Lina Vieira deu pistas. Ao falar para uma grande audiência de TV, se expôs perigosamente. Rastrear os 30 dias de dezembro de Dilma não será difícil. Tira o Natal, tira o réveillon, tira o dia super público, as viagens etc, sobrariam poucos momentos para a ministra e a ex-secretária da Receita. Pega a agenda de ambas, extrai todo tempo dali que tornaria inviável encaixar a reunião secreta, e se faz o mesmo com o dezembro de Lina Vieira, excluem-se as reuniões públicas, os grandes encontros, as grandes datas e pronto: vão sobrar poucos dias suspeitos.

Mesmo não tendo havido um crime no encontro em si entre as duas mulheres, a singularidade do caso, o confronto moral da palavra de uma contra a de outra, tudo vai configurando um teatro espetacular: um caso trivial que embute uma bomba: a sorte de Dilma Rousseff, já hoje parecendo depender de uma prova cabal de que Lina Vieira seria a mentirosa.

Nese caso, o ibope de Dilma subiria e se encontraria numa lua-de-mel com a fase de inaugurações das obras do PAC no ano que vem.

Mas se ficar tudo nebuloso, tchau Dilma Rousseff. By by jornalismo brasileiro, de muito release e muito vazamento suspeito de informação suspeita.

E nos restaria o que já temos: essa lambança institucional no Senado e o medo nas ruas e nas filas dos hospitais públicos. A grande mentira social. O Caos.

Descobrir que Dilma disse a verdade salva a sua candidatura. Descobrir que Lina Vieira mentiu afunda a de José Serra. Mas cabe apenas a Lina Vieira provar que houve uma reunião a sós com Dilma Rousseff. Cabe a Lina Vieira até pensar que jornalistas vão lhe perguntar em breve: não teria sido melhor que a senhora se recusasse a dar uma entrevista À Folha de S. Paulo? E embora não caiba à ministra provar o que ela diz que não houve, se ela não puder esclarecer tudo e desmoralizar Lina Vieira, seu nome na chapa de sucessão de Lula terá ido para o brejo.

Especulação com extrema ousadia ou liberdade: e se Lina Vieira estiver aprontando uma de se sacrificar no plano pessoal, em segredo, apenas para ferrar José Serra logo à frente e salvar a ministra candidata? E se Dilma Rousseff estiver se sacrificando, como candidata a ser cristianizada, matando por antecipação as chances de vitória do PT, apenas para dar a Lula o poder de voltar numa votação maciça como o salvador saudoso em 2014?

Tanta especulação. Melhor a gente procurar todos os xales da ministra da Casa Civil e pedir o apoio do Detetive Acaso.