terça-feira, 26 de abril de 2011

Uma análise: Iurd ajuda muita gente. Macedo presta serviço a Macedo

Não há nova Catarina de Aragão nem nova Ana Bolena. Nada há de novo sob o Sol. A Iurd, telecaptadora com/e-da/e/na/e/the same Record, desaparecerá em menos de 50 anos. Será? É enseada midiática.  Jesus é programa de TV. Os fiéis são os mesmos acossados - a bout de soufle - por outras telecaptadoras. Os pastores falam em nome de Cristo. Usam gravata e ameaçam quem não doar com amor a queimar no mármore do inferno. Não deram exemplo. Exigem dízimo. Estão em Brasília.

Macedo presta serviço a Macedo


A Igreja Universal do Reino de Deus, uma análise sem paixão
 

Embora não creia em vida longa para a Iurd, Igreja Universal do Reino de Deus, creio em sucesso crescente da Rede Record. Assim como a população da índia vai ser maior que a da China dentro de uns 15 anos, assim como a economia chinesa vai superar a dos EUA dentro de uns 20 anos, creio que a Record tem elementos para se tornar mais forte do que a Rede Globo dentro de poucos anos. Já a Iurd, perto das outras cristãs, sei lá, não levo fé. Começou chutando a santa. Vai acabar chutando o rebanho.

 Não estou discutindo credo, mas formulando uma análise ligeira do nascimento, crescimento e futuro da Iurd, e tanto faz se Macedo crê em Deus ou não. Pouco importa se alguém torce contra ou a favor da Globo. Do mesmo modo, para supor que a população da Índia será  maior do que a da China antes de 2030, não é preciso saber se alguém gosta de uma TV ou diz abaixo a outra. A população da Índia será a maior do Mundo a julgar pelos índices demográficos e análises de especialistas.

 Do mesmo modo, a Record, que começou quase se confundindo com a Universal, hoje quase só transmite programa religioso fora do horário nobre, isto é, noite alta, madrugada e manhãzinha. Só programa da Iurd, nenhuma de outra evangélica. E detalhe fundamental: a Iurd paga à Record o preço mais alto inimaginável pelo minuto de exibição para um horário que só converte quem já foi convertido.

Para muitos, isso é uma forma de Macedo, líder espiritual, injetar grana alta dos dízimos (sem impostos) na rede da qual é acionista majoritário. A Record paga os tributos e assim, segundo alguns economistas, o dinheiro da fé é "lavado".

 Macedo presta serviço a Macedo. A Iurd ajuda muita gente desencaminhada ensinando novos caminhos: uma vida mais bacana, em Cristo, amor ao próximo e tal. A Record presta serviço: entretém e informa. Claro. No horário nobre, a Record se assemelha à Globo cada dia mais: contrata celebridades demitidas ou por salários mais altos, faz novelas e reality show com jovens de bumbum de fora etc etc.

Com seus dez milhões de votos no rebanho, a Iurd/Universal elege deputados e senadores, negocia fatias de poder em Brasília e obtém verbas vultosas de publicidade de tudo, de bancos a operadoras, e do governo, claro, o maior anunciante e que sustenta a Globo e a Record. E as duas emissoras sustentam o governo.


A Rede Record cresceu com a Iurd, que em breve, creio, mas sem nenhuma certeza, tende a virar um anunciante menor. 
(Por Alfredo Herkenhoff,  Correio da Lapa, Rio de Janeiro, 26 de abril de 2011)