sábado, 9 de maio de 2009

Brasileirão começa já com medo da janela da Fifa


Marcos Penido, do jornal O Globo, escreve neste sábado que os times, mal começa o Campeonato Brasileiro, estão preocupados com a chamada janela de transferência pelos clubes europeus, período de compra-compra que começa em 1º de julho e termina em agosto. O Correio da Lapa considera a tal janela um estupro financeiro e anti-esportivo que denigre a Fifa e clubes, denigre procuradores e mesmo jogadores. E insiste repetindo um toque de uns 400 anos atrás do poeta Camões: antes não começar do que não terminar.

Jogador começou uma competição? Só pode começar outra quando aquela teminar. Pode sair a qualquer momento de um time. Mantém-se o sagrado direito de ir e vir. Mas se começou um campeonato, deve honrar o espírito esportivo. Se sair, fica hibernando por aí, na Europa, Ásia, em casa, e só pode estrear por lá quando o Brasileirão cá estiver encerrado, lá para início de dezembro. A ideia é simples. E por ser simples, e ser do interese de todas as torcidas do Brasil e da Argentina, por exemplo, a Fifa não dá a mínima bola. Despreza o bom senso, valoriza a lúgrube, o lucro mais bisonho. E aí, por causa do vil metal, da valorização do euro ou por causa do dólar farto de países do golfo, desmoralizam-se diversas competições. O Brasil, por exemplo, exporta de 100 a 200 jogadores no meio das competiõçes todo ano... Um horror. Alô Fifa! Alô Bom Senso!

Obina está à venda? Quem não está?

E na véspera de estrear nese domingo, contra o Cruzeiro, no Mineirão, a diretoria do Flamengo, conforme escreve Penido, faz um jogo de xadrez na tentativa de manter um elenco forte para a competição, e se precaver contra a janela de transferências. O acerto com Adriano foi o primeiro passo. Agora, o clube tenta uma negociação para ter o apoiador Lúcio Flávio, ex-Botafogo, e que está no Santos. O clube paulista propôs uma troca por Leonardo Moura que não foi aceita pelo Flamengo. Em contrapartida, o clube rubro-negro ofereceu Obina. Obina está à venda.

A internautas:

Outro dia, um internauta se queixou de que este Correio da Lapa fala excessivamente do Flamengo. É verdade. Quem quiser falar dos maravilhosos Botafogo, Vasco ou Corinthians que envie mateial interessante em tempo hábil, competitivo. O blogue-jornal está aberto a todos. Mas o esforço de manter um jornal digital diário, com noticias e cultura com qualidade e muitas vezes em primeira mão, não é brincadeira. São 12 horas de trabalho diuturno, além das horas de tanta interação com colaboradores deste site. O futebol, embora seja uma enorme diversão, também não o é não, também é esforço. Esforce-se e participe, se puder...