sábado, 1 de agosto de 2009

Flamengo efetiva Andrade como técnico

O presidente do Flamengo, Delair Dumbrosck, e o vice de futebol Marcos Braz anunciaram na manhã deste sábado a decisão de efetivar o técnico interino Andrade à frente do time rubro-negro até o fim do ano. A efetivação do velho craque do Flamengo foi pedida pela torcida no Maracanã, na partida contra o Atlético Mineiro, derrotado por 3 a 1, quinta-feira passada.

Andrade tem dois jogos e duas vitórias: a primeira contra o Santos na Vila Belmiro por 2 a 1 no fim de semana, quando se emocionou e emocionou o Brasil inteiro, via TV, ao dedicar a boa atuação do time ao goleiro Zé Carlos, que falecera de câncer dois dias antes com apenas 47 anos de idade. Zé Carlos, missa de sétimo dia neste sábado, deve estar comemorando em algum lugar, ou lá... Somewhere in the Universe.

Com a contratação efetiva de Andrade, a diretoria do Flamengo cancelou a entrevista coletiva marcada para a tarde deste mesmo sábado, na qual iria ser anunciada a decisão que vazou e agradou.

Andrade, na noite de quinta-feira, já tinha agradecido à torcida pelo pedido de efetivação e, de modo transparente, pela televisão, confessou que ficaria feliz se fosse confirmado no cargo. Boa Sorte!

O Flamengo não falou em valores. Mas considerando que Dorival, treinador do Vasco na série B ganha R$ 280 mil por mês, e que Muricy no Palmeiras algo em torno de R$ 700 mil, Andrade vai ter um pequeno aumento, modesto sim porque as finanças do Flamengo, mesmo com os novos patrocinadores, estão combalidas.

Nas duas partidas sob Andrade, a equipe rubro-negra mostrou uma impressionante disposição de lutar pela bola, nenhuma perdida, fazendo relembrar velhos tempos, num deles aquele do famoso 6 a 0 sobre o Glorioso Botafogo. Na ocasião, o atual treinador da Gávea entrou para a história por ter feito o gol que encerrou a rara goleada.

Por Alfredo Herkenhoff, jornalista rubro-negro da gema