sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Video 9/11 & WWF & DM9: Commercial

Sérgio Valente, presidente da agência DM9, que produziu anúncio polêmico para ecologistas, pede desculpas em carta aberta:




A seguir, texto avistado no Youtube junto com o vídeo, e logo a seguir, a carta do arrependimento:

Vídeo tirado de circulação que "simula" a proporção da Tsunami ao 11 de Setembro...
Pq julgamos sempre mais trágico quando acontece algo com os EUA ??? A mídia domina a opinião pública mesmo... É imcomparável tal acontecimento (11 de setembro) com a Tsunami, afinal de contas, no dia 11 de Setembro morreram numerosos 2.300 americanos, contra apenas 238.000 vitimas do Tsunami....

A reportagem completa:

Um anúncio produzido pela agência de publicidade brasileira DM9 causou repúdio nos EUA e no Brasil. Composto de vídeo e montagem fotográfica, a campanha para a ONG ambiental WWF mostra aviões caindo no sul da ilha de Manhattan (NY), onde ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center.

A ideia transmitida pela campanha é de que o tsunami que atingiu a Ásia matou cem vezes mais pessoas que o ataque terrorista --o que, de acordo com o anúncio, revela como nosso planeta é "brutalmente" poderoso e porque devemos respeitá-lo.
A revolta com anúncio que compara tragédias cresceu na internet. A página internacional da WWF, cujo logo aparece na campanha, condenou veemente o material "ofensivo e de mau gosto".

"É do nosso entendimento que este era um conceito oferecido por uma agência de publicidade estrangeira, no Brasil. O conceito foi sumariamente rejeitado pela WWF e nunca deveria ter sido visto à luz do dia", declarou, em nota oficial.

Já o site da agência DM9DDB informava nesta quarta-feira (2), desta vez com um comunicado conjunto com a WWF Brasil, que "assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação".

Segundo informação publicada no site BlueBus nesta quinta-feira, a DM9 chegou a inscrever o filme no Festival de Cannes.

Leia abaixo a nota de desculpas da agência brasileira na íntegra:

"WWF Brasil e DDB Brasil manifestam conjuntamente seu pesar pelo lamentável incidente envolvendo o anúncio Tsunami veiculado localmente no Brasil.

Este anúncio não expressa o pensamento nem do cliente nem da sua agência de propaganda. Ele foi criado e aprovado no final de 2008, equivocadamente. Fruto somente da inexperiência de alguns profissionais envolvidos em ambas as partes. E não de má fé ou desrespeito ao sofrimento americano.

Assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação deste anúncio, tendo ele sido veiculado apenas uma única vez em um jornal local.

No entanto, inadvertidamente este anúncio foi submetido a uma competição de propaganda internacional. Passando a fazer parte da memória deste festival na internet. De onde foi resgatado nas últimas horas causando todo este mal estar.

WWF Brasil e DDB Brasil reafirmam que tal anúncio jamais deveria ter sido criado, aprovado ou veiculado. Informam que já solicitaram formalmente a eliminação deste anúncio da competição acima. E lamentam o corrido, reiterando pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos.

Nos últimos três anos, temos trabalhado juntos para mobilizar pessoas, esforços e recursos em pro da causa ambiental. Um erro pontual não ofuscará sucessos passados, nem impedirá os futuros.
(Fim do texto avistado no Youtube)

Eis a Carta