quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lula e Dilma unem o palanque no Espírito Santo

Campanha de Dilma provoca reviravolta nas candidaturas dos aliados no Espírito Santo

Vice Ricardo Ferraço agora disputa o Senado

E Renato Casagrande, o Palácio Anchieta

.
Por Alfredo Herkenhoff

O presidente Lula não está brincando em serviço: patrocinou uma reviravolta na eleição no Espírito Santo, onde há anos se dizia que o governador Paulo Hartung iria ajudar a eleger o vice Ricardo Ferraço, do PMDB, ao Palácio Anchieta. Ferraço enfrentaria o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas e o senador Renato Casagrande, do PSB. Os três: Hartung, Ferraço e Casagrande foram chamados a Brasília. Lula os convenceu: Hartung já anunciou que é Ricardo Ferraço para o Senado e Casagrande para o governo. Com isso, Dilma Rousseff não tem mais dois aliados atrás do principal cargo majoritário. Hartung, encerrando o seu segundo mandato, é cotado para ser ministro de Dilma, que no Espírito Santo tem o pior desempenho nas pesquisas das 27 unidades da Federação. Ricardo Ferraço pode esperar... Casagrande não. Hartung desistiu de concorrer ao Senado, nem se desincompatibilizou. Com isso deu chance a esta reviravolta. A vaga que seria sua no Senado deve ir para o vice. Hartung quer cultuar um lado mais executivo de sua biografia.

O empresário Camilo Cola, deputado federal pelo PMDB, gostou da reviravolta promovida por Lula já em campanha de fato pró-Dilma. PSB de Ciro morreu de fato e de direito! O pai de Ricardo Ferraço, Theodorico Ferraço, empresário e deputado estadual pelo DEM - foi prefeito por cinco vezes de Cachoeiro -, agora decide se tenta a reeleição na Assembleia Legislativa capixaba ou se tenta a Câmara Federal. Embora adversário de Dilma, Theodorico torce para o filho Ricardo. E Camilo, embora da base aliada de Lula, é adversário, dizem, da família Ferraço.

Digressões de ordem pessoal

Eu, como um "kaká", híbrido de kapixaba e karioca, tenho as duas famílias, Ferraço e Cola, em alta conta e alta estima pessoal. Não brigo é com ninguém. Mas faço espalhafato com os fatos. Já chupei muita jaboticaba no quintal da saudosa Dona Inês com Camilinho. E de Theodorico me lembro que era amigo de meu saudoso pai Paulo Estellita Herkenhoff desde os tempos do colégio dos padres dominicanos que havia numa montanha na serras de Jaciguá, onde na infância acampei. Hoje, daqui do meu querido Rio de Janeiro, acompanho de leve os embates da política capixaba. E do mesmo modo acompanho com carinho os sonhos de Luíz Paulo, que é também um "kaká", além ex-prefeito de Vitória, de entrar no Anchieta comemorando uma eleição de Serra ao Planalto.

Eu e meu blogue, Correio da Lapa rolando na relva, não temos candidato nem candidata a nenhum cargo. Apenas esboçamos reações e exibimos espelhos de iras e amores com respeito às diferenças e com todo o apreço à democracia.

Para ver o conteúdo mais especifico sobre a reviravolta que Lula e Dilma promoveram hoje no ES, ver o seguinte link>

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=5623