terça-feira, 20 de abril de 2010

Cidinha para Nader: o sr. mente e é criminoso

Guerra Verbal Total na Alerj

Discurso da deputada estadual Cidinha Campos, do PDT no Rio de Janeiro, rebatendo insinuações do deputado José Nader Junior, PTB, contra o marido da atriz, produtora e apresentadora de rádio e TV, acusado pelo parlamentar de estar envolvido em irregularidades na Comissão de Defesa do Direito de Consumidor. Nader também acusou Cidinha de, por meio da comissão, dispor de nomeação adicional de 35 cargos. O discurso a seguir foi visto na TV dos deputados por acaso. Em tempos de Youtube, a fala é postada agora neste Correio da Lapa, literalmente, apenas como exemplo de retórica e indignação em meio ao clima fervente que anda rolando na Assembleia Legislativa (Alerj). Disse a deputada Cidinha Campos:

(...) Qualquer um verá que não existe nada de ilegal, embora eu não tenha nada com essas contas, simplesmente porque eu não sou gestora de contas, eu não faço contratação. Quem contrata é a casa, eu não faço nada disso. Mas essas contas passaram pelo Tribunal de Contas esses anos todos, porque é o Tribunal de Contas que fiscaliza esta casa, onde estava o pai do deputado. Todas as contas da Comissão de Defesa do Consumidor foram examinadas pelo Tribunal de Contas, que tem sete conselheiros. Nunca o Tribunal de Contas encontrou um erro na apresentação das contas da Comissão de Defesa do consumidor. Hoje, por exemplo, eu soube que um conselheio chegou a querer bater no outro, saíram no braço lá no Tribunal de Cotas por causa das contas da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor. Porque é a mim que eles querem encontrar alguma coisa que me incrimine. O Sr. Aluizio Gama quase levou porrada do Sr. Graciosa. Os dois merecem apanhar. Os dois mereciam apanhar muuuuito! Só não vão alcançar um dos ladrões que é o Sr. Nader, este já saiu infelizmente antes que tomasse aquilo que merecia. Mas saíram por que? Eu não tenho nada a ver com isso. É porque o Sr. Graciosa quer encontrar ali alguma coisa que fale contra mim, mas a CPI demorou um ano. Fizemos um ano de CPI. Os senhores acham que se tivesse um errinho, por menor que fosse, quando todos estavam envolvidos na suspeita, eles não teriam levantado contra mim? Evidente que sim. Levantaram tudo. O senhor é pouco mais, aliás, pouco menos do que um cafajeste. Da mesma maneira que o senhor disse que o outro era um criminoso, está botando o nome do meu marido onde ele nunca esteve... Meu marido jamais, aprenda isso: o senhor costuma julgar a mim e os outros pela sua família, onde trabalha a sua mulher, seu filho, a sua sogra, o seu genro, todo mundo junto na mesma casa. Meu marido jamais trabalhou aqui, ou teve qualquer cargo na Comissão de Defesa do Consumidor. O nome dele o senhor sabe, mas o que ele faz, não. O senhor mente, como mentiu na eleição, pra fazer impacto, como mentiu na eleição do conselheiro que esta casa escolheu, mente descaradamente, mente sabendo que está mentindo, não é engano, é mentira premeditada. O senhor é um criminoso de crime premeditado. Porque o senhor sabe que ele nunca esteve e diz o nome para emporcalhar a família como está tão emporcalhada a sua. Toma vergonha na cara. Toma vegonha na cara porque ainda é um pouco jovem, deve pelo menos tentar... Não é uma pessoa como o senhor que vai conseguir estragar a minha história de mais de 60 anos. Eu nunca estive na aba de nenhum parente meu. Trabalho desde os sete anos de idade. Eu nunca fui na aba do meu pai. O senhor sem o seu pai não teria sido nada. Estaria em Barra Mansa engraxando sapato. Eu quero dizer ao senhor que se há alguma coisa errada na Comissão, e nada foi feito, a culpa é do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. E eu desafio este Tribunal a apresentar qualquer coisa errada na Comissão. Não que ela seja gerida por mim, não é, é pela casa, mas com os meus cuidados. Porque o gestor das minhas contas sabe como eu ajo com as coisas irregulares. O senhor está com os seus dias contados nesta casa. O senhor, como diria no futebol, está na marca do pênalti. O senhor não vai ficar aqui muito tempo. Vai seguir o caminho do seu tio, Felix Nader, que foi cassado sem ter sido, ele é a viúva Porcina, conseguiu ser cassado sem ser deputado, era suplente, único caso de suplente cassado no país, é o seu tio. E tem o Carlos Nader, que é seu sobrinho, não é? Ou seu priminho? Este estava envolvido na compra das ambulâncias, nos sanguessugas, e não conseguiram cassar. Ele não perde por esperar. Chegou a ser denunciado. Foi para o plenário, mas eu acho que a grana falou mais alto. Espero que nesta casa não fale. Aqui o senhor vai ser cassado se Deus quiser. Esta casa precisa de um caso emblemático para se fazer respeitar. E o senhor é a pessoa exata pra cassar. Muito obrigada, presidente.