quinta-feira, 15 de março de 2012

Reforma do Maracanã: 39% da obra concluída em 15/3/2012

A reforma no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, atingiu 39% de avanço físico nas suas atividades. Atualmente, a arquibancada inferior está em fase de construção da estrutura, aterro da área e instalação de pré-moldados, que são fabricados dentro do próprio canteiro de obras. A finalização do fechamento do anel da arquibancada está prevista para setembro.
Na parte da cobertura, foi iniciada a perfuração de 60 pilares para instalação da ancoragem, preparada para receber a estrutura da nova cobertura, que está sendo fabricada em Minas Gerais, Espanha, Alemanha e Suíça. A previsão é que a nova cobertura comece a ser instalada em novembro.
O processo de construção das 110 unidades de camarotes já foi iniciado, com a preparação da laje. Os camarotes, que serão construídos em dois níveis, serão acessados por quatro torres que conectarão o térreo aos pavimentos superiores do estádio. Em fase de conclusão estão a rede de drenagem ao redor do campo e as quatro novas rampas de acesso, que juntamente com as rampas do Bellini e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), proporcionarão o esvaziamento do estádio em até oito minutos. As muretas que separam o campo das arquibancadas já estão prontas, assim como o túnel norte, para acesso dos veículos ao campo.
As obras, que preparam o estádio para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, empregam atualmente mais de 4,6 mil trabalhadores e, até o fim deste mês, o número chegará a 5,2 mil, segundo o Consórcio Maracanã Rio 2014, responsável pelas obras. O estádio passa por obras de reforma e modernização para se adequar às recomendações da FIFA, que priorizam mais conforto e segurança ao torcedor. O projeto, porém, não altera a concepção original do estádio, construído para a Copa de 1950 e que será entregue em 28 de fevereiro de 2013. A reforma do Maracanã é hoje referência para as outras sedes, inclusive, a pedido do governo da Bahia, a Empresa de Obras Públicas (Emop), órgão da Secretaria estadual de Obras, vai assessorar a segunda fase da construção do novo estádio da Fonte Nova, em Salvador.

 Foto de Fernanda Almeida
 Texto enviado ao Correio da Lapa pelo setor de Comunicação da Secretaria de Obras do Governo Sérgio Cabral Filho. 
Fotos: Fernanda Almeida