sábado, 21 de janeiro de 2012

Eike Batista Verdades e mentiras sobre O X da Questão (7/12)



 Aos que duvidam de sua fortuna, por ser constituída de concessões e contratos esperançosos em torno destas, ou sócios interessados na futura exploração de petróleo, ou carvão, ou bauxita, manganês, portos e navios, Eike Batista, sempre exibindo a fama, diz: “As pessoas nunca tiveram a paciência de ver os projetos que a gente faz amadurecer. Todo mundo sempre falava que a gente tinha uma empresa de papel”.
O petróleo não começou a jorrar, mas Eike Batista, associado com a Shell, começou a perfurar quase 80 poços em Campos. Como em cada três perfurações surge um poço comercial, pode-se estimar que o empresário terá dezenas de poços altamente  comerciais dentro de dois a quatro anos. E está fácil atrair a Noruega porque o Mar do Norte secou. Lá em cada dez perfurações, só um poço é levemente comercial.
Acionistas individuais, empresas brasileiras e estrangeiras e o governo brasileiro estão capitalizando o EBX com base na convicção ou esperança de que as empresas que compõem esse grupo vão deslanchar nos próximos anos. Eike Batista planeja baixar o custo da infraestrutura do Brasil, notadamente o gargalo da logística, o transporte aos navios dos produtos primários de todo tipo, os agrícolas como soja e os minerais como... Eike descobriu imensas jazidas de ferro e já vendeu 20% desta concessão para os chineses...
Sim, vão acabar aquelas exportações encarecidas pelos atrasos da burocracia e dos engarrafamentos, aquelas tristes paralisações de caminhões enfileirados tumultuando as estradas que levam aos portos de Santos e Paranaguá.
 Um mega projeto ao Norte do Rio de Janeiro, fazendo uma cidade nascer na sombra da velha São João da Barra, é o mega porto de Açu, a ser inaugurado daqui a uns três anos, provavelmente, quando Eike Batista estiver comemorando a sua conquista no lugar mais alto das maiores fortunas do planeta. (continua)