quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MORTE E SAUDADES EM SANTA TERESA, A INGLESA E O INGLES...

Recebi há dois dias do colega de JB Romildo Guerrante este email com foto:
Amigos
Essa moça linda no alto à esquerda da foto dos anos 70, abraçada ao filho, se foi do nosso convívio na semana passada. Era Margareth o nome dela, inglesa, mas todos a chamávamos de Pixie aqui em Santa Teresa.
Andava muito triste porque o fígado bateu pino e teria de fazer um transplante. Estava fraquinha, e já vinha um pouco assim desde o suicídio do filho, esse garoto com quem ela aparece na foto. Ela morreu na operação de transplante.
Ao lado dela está Ronald Biggs, amigo e vizinho de quase todo mundo aqui em Santa, frequentador do Bar do Gomez, ex-empresário, mais conhecido como ladrão do trem dos correios inglês. Está meio que agonizando em Londres, depois que decidiu voltar para ter direito a tratamento, coisa que aqui não tinha - nem direito, nem recursos para isso. O filho, Michael, foi colega de minha filha no maternal. Está em Londres, é músico e ajuda a tratar do pai.
Agachado na foto está Jerônimo, ex-repórter do JB, que na época estava casado com Pixie. Foi ele quem me apresentou a ela tão logo eu me mudei pra Santa, em 1977.
Não conheço todos os outros presentes na foto. Achava que um deles era o ex-colega José Luiz Alcântara. Ele mesmo, vendo a foto, disse que não tinha a menor ideia de quem era o personagem.
Só pra falar de uma pessoa inteligente, culta, educada e gentil - peça rara hoje em dia - que se foi assim do nada.