terça-feira, 28 de maio de 2013

Tia de Angelina Jolie morre de câncer da mama


DEU NO THE NEW YORK TIMES
 
Tia de Angelina Jolie morre de câncer da mama

By ADAM W. KEPLER


Menos de duas semanas depois de Angelina Jolie descreveu, em um artigo no New York Times, sua decisão defazer uma mastectomia dupla para evitar câncer de mama, sua tia Debbie Martin morreu da doença em Escondido, na Califórnia, informou a Associated press. Ela tinha 61 anos e morreu no domingo.

Debbie Martin era a irmã mais nova da mãe de Jolie, Marcheline Bertrand, que morreu de câncer de ovário em 2007. Ms. Jolie escreveu no The Times em 14 de maio que era a morte da mãe e a presença de um gene defeituoso BRCA1, que aumenta o seu risco de desenvolver câncer de mama e câncer de ovário, que a levaram a uma cirurgia preventiva.

Ron Martin, marido da Sra. Martin, confirmou à AP que ela também tinha o gene BRCA1, mas não estava ciente até depois de seu diagnóstico de câncer 2004. "Se soubéssemos, certamente ela teria feito exatamente o que Angelina fez", disse ele.

Ele acrescentou que, depois de saber que tinha câncer de mama, sua esposa removeu o ovário porque, como várias outras mulheres de sua família, ela tinha um alto risco genético para câncer nesta região.