domingo, 23 de outubro de 2011

Caso Orlando Silva e as ameaças da não realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil?


A não realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil: quais são as ameaças?

 Especulações?


 

 Incapacidade de o Congresso Nacional compreender que mexer em leis fajutas não ameaça a soberania nacional, por exemplo, proibição de birita nos estádios. A Fifa é a favor da loura gelada.. Ingresso para estudante pela metade do preço? Outra palhaçada que a Fifa não aceita imposição nem de governos ao seu evento privado, que dirá da UNE com jovens se aboletando em .sinecuras do Estado... E já tem neguinho em Brasília querendo cota de ingresso para quem não tem dinheiro poder ir ao estádio. Outra palhaçada. Pobre vai quando ganha, promoções de supermercado, bancos, montadoras etc, tal qual rolou na África do Sul.

Permanência de Orlando Silva no Cargo. O braço-direito de Joseph Blatter na Fifa já deu o aviso: gostou da sugestão do Estadão, que publicou que Dilma já teria decidido afastar o inexperiente quadro do PCdoB do comando da pasta dos Esportes.

Recrudescimento do crime organizado. Qualquer grupo traficante seria capaz de derrubar um avião cheio de turistas ingleses com tiros de fuzil disparados de favelas dominadas por centenas dessa armas de grosso calibre, como as comunidades que ficam nas proximidades de aeroportos, exemplos: Complexo da Maré ou mesmo aquelas enormes favelas no fundo da Baía de Guanabara, em Caxias. O Morro do Alemão é só o maior complexo. As UPPs na Zona Sul e lugares privilegiados da ZN formam apenas um  corredor para 2014 e 16. Um “buffer”, um tampão de emergência. A metrópole tem mais de hum milhão de favelados nada felizes.

Irritação da Fifa com os nossos políticos.

 Exemplo da Colômbia. Em 1985, um ano antes da Copa de 86, Bogotá desistiu da Fifa. Faltava grana e sobrava politica tipo brasileira e ainda havia guerrilha, milícia e narcotráfico produtor. O México, que fizera a Copa 15 anos antes, topou o convite da Fifa e fez de novo, preparou-se em um ano.

 O Brasil não vai desistir, mas se a Fifa desistir do Brasil, quem a Fifa vai convidar para fazer o Mundial de 14?

 Palpites; Chicago, terra de Obama, Tóquio, pós Fukushima, Madri que era candidata ou Londres que terá feito uma bela Olimpíada em 2012?

Resposta para essas questões: o maior risco de o Brasil não sediar 14 está em Brasília, no Congresso, onde os caras acabaram de esfaquear o Rio de Janeiro e o Espirito Santo na questão dos royalties. Ali mora o perigo maior de uma capital totalmente perigosa, tamanha a sujeirada misturada com a poeira vermelha e o barro vermelho em dias de chuva. Vá a Brasília, mas não converse. A água que cai do céu já chega suja no chão. Até o céu está de mal com a capital.

Se a querida presidenta Dilma continuar perdendo em média um ministro por mês, como tem 48 meses de mandato e como nomeou um ministério de apenas 47 pastas, vai chegar em 2014 com um único auxiliar de peso: Luiz Inácio. E ela, como Dimitri Medvedev fez em Moscou desistindo de tentar novo mandato, vai declarar apoio à volta do velhinho barbudo. Bota o retrato do velho, bota no mesmo lugar.

Sugestões: Não leve a sério tudo isso que botei aqui. Leve a serio e reclame apenas de nossos representantes no Congresso Nacional. Pelé, que faz aniversário hoje, 23 de outubro, tinha razão ao dizer: brasileiro não sabe votar. Parabéns, Cocada Preta! Esteja onde estiver, Negão, o saudoso amigo comum Oldemário Touguinhó deve estar rindo de nós e mandando também votos de felicidade. A propósito, Pelé, que é amigo da Fifa e da Mastercad, já teria sido sondado para ser o nosso interlocutor com os 24 velhinhos do Comitê da Fifa no lugar de Orlando, o ministro das multidões de amigos. Pelé, sozinho, convenceu a Fifa e os EUA a fazer aquela bela Copa de 1994, apesar do calorão nos péssimos horários escolhidos para os jogos.

Enfatizando para concluir: Políticos do Congresso Nacional! Abram os olhos! A Fifa está se lixando pra vocês. E nós, que votamos, também. Parem com esse lero-lero, aprovem a legislação de emergência antes que seja tarde demais.

E Orlando Silva, acusado sem provas, mesmo sem corrupção nas costas, ajuda se pedir o boné.

(Por Alfredo Herkenhoff, Correio da Lapa, Rio de Janeiro, 23 de outubro de 201)