sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Obras no Maracanã começam agora dia 16 de agosto de 2010

As obras de adequação do Maracanã para a Copa de 2014 começam na próxima segunda-feira. Segundo o secretário de Obras, Hudson Braga, a decisão tomada na reunião entre os diversos órgãos do governo estadual e as empreiteiras encarregadas do projeto de transformação do estádio foi a de fechar, a princípio, apenas o anel inferior. Braga garantiu que isso vai permitir que o estádio continue aberto, mantendo a segurança do torcedor.
Essa primeira fase de obras deve durar 50 dias e haverá reuniões permanentes de avaliação, para definir os próximos passos. Entretanto, garantiram os secretários de Obras e de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, as empresas que compõem o consórcio Maracanã Rio 2014 (Andrade Gutierrez, Odebrecht e Delta) comprometeram-se a manter o prazo definido pela FIFA para a entrega da obra, em dezembro de 2012.
- As obras começam na próxima semana e, dentro de 20 dias, teremos uma página na internet para que a população possa acompanhar o andamento das obras, com cronograma, fotografias e a situação das obras em tempo real. Essa é uma forma dos brasileiros poderem estar junto nessa empreitada – frisou Braga.
Márcia Lins, ao ser questionada sobre a diminuição do gramado, ressaltou que essa exigência está no caderno de encargos da FIFA. Hoje o Maracanã possui o tamanho máximo permitido a estádios e, após as obras, ficará dentro do padrão do órgão internacional. Ela alertou, ainda, que as obras farão com que a capacidade de público do estádio passe para 45 mil pessoas, havendo também a redução do estacionamento.

- É preciso que as pessoas tenham consciência disso e dêem prioridade ao transporte público, assim como entendam que as obras irão garantir um estádio moderno e melhor para todos. Os torcedores também devem ficar atentos à diminuição da capacidade do estádio – lembrou Márcia Lins.

O presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Junior, disse que haverá um isolamento do estádio dos outros equipamentos do complexo esportivo – Maracanãzinho e Parque Aquático Julio Delamare -, para que a população possa continuar a utilizá-los com segurança. No caso das obras, apenas os trabalhadores terão acesso à área que estará sofrendo a intervenção.

- Vamos usar tapumes reforçados e contamos ainda com a colaboração do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, para evitar qualquer tipo de problema – concluiu Moreno.
(Fonte, assessoria de imprensa do governo Sérgio Cabral)