sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Samba do Bellini, um dia histórico no Rio de Janeiro



AVISO IMPORTANTE sobre a festa deste sábado, 22 de setembro de 2012: Eugênia  Rodrigues (foto), editora do melhor site de samba no país, o Agenda Samba & Choro, é a jornalista - mulher - que mais está por dentro do melhor samba feito hoje no Brasil. E ela está promovendo como ninguém a mega-roda de samba batizada como Samba do Bellini. Mas eis que ocorreu agora na tarde desta sexta-feira o seguinte: a carnaval da paz, marcado para rolar amanhã entre 13h e 17h, vai ser ampliado, isto é, antecipado, porque a TV Globo, via RJTV, vai dar flash ao vivo. E como o telejornal vai ao ar ao meio-dia, Eugênia pede aos mais animados que cheguem por volta das 11h, porque a televisão vai começar as filmagens às 11h30. Ah! A Band já deixou claro que  também vai comparecer. O site da Rede Bandeirantes também está badalando o evento histórico contra a violência no futebol brasileiro.

 Para quem não é chegado ao futebol, explico: a estátua do jogador Bellini (comemorando com a taça erguida a conquista do Mundial) fica diante do portão principal do Maracanã, que está em obras. Essa estátua há décadas serve como ponto de encontro de torcedores, pessoas amigas, casais de namorados etc. Muitas pessoas se conheceram ali, muitas também se separaram por ali... 

 Zagueiro vascaíno,  Bellini era tido como o jogador mais bonito da Copa de 1958. A família do craque estará presente neste sábado. Já são cerca de 50 artistas com presença confirmada. E no Facebook, só hoje cerca de 100 pessoas confirmaram presença, o número vai logo bater nos 300.
  
O evento é histórico por configurar um protesto musical contra torcidas organizadas para o crime em diversas capitais brasileiras. O evento tem apoio das autoridades, mas nada de partidarismo. A única condição, como mero gesto de civilidade, é que os convidados compareçam com a camisa de seu clube de futebol. Assim, em vez de brigas, haverá beijos e abraços, música e alegria, e os brigões de longe pela TV verão que estão com os dias contados. A cidade não os aceita. 

 Como o evento é de apoio ao Rio de Janeiro, e de apoio ao próprio futebol brasileiro, as autoridades locais estão garantindo a ordem total, a paz carnavalesca com samba. Espero que não tenham esquecido de duas coisas fundamentais: um bom sistema de som e banheiros químicos. O pessoal do Cordão do Boitatá é bom nesses lances de show a céu aberto com ritmo de múltiplas rodinhas de gente alegre e feliz cantando o melhor do Rio. É necessário um som com bom volume para que as pessoas possam ouvir, papear, dançar, enfim, numa mega confraternização.
  
Paulinho da Viola, Martinho e Zeca ainda não confirmaram presença. Não precisam confirmar, tudo vai depender da agenda de cada um. O que sei é que estrelas irão se apresentar rapidamente e rapidamente vão se misturar aos cidadãos comuns, em rodas de bate-papo... A lista de artistas convidados é bem grande. Quem quiser ver, vá no endereço “Samba do Bellini” no Facebook.  
  
 Se chover amanhã, vai aparecer camelô vendendo guarda-chuva chinês a exorbitantes dez reais. Se fizer sol forte, leve protetor solar número 15, 25 ou 50. Chova ou faça sol, o carnaval da civilidade vai rolar neste sábado...

 Eu já soube que serão oferecidas verdadeiras iguarias de botequins e pousadas, com participação de cozinheiras baianas de primeira linha operando em alguns points gastronômicos do Rio de Janeiro.

 Quem gosta de carnaval do tipo família, tipo Cordão do Boitatá na Praça 15, vai gostar da festa em torno da estátua do Bellini, porque é mais ou menos isso o que vai rolar. Só que na base do samba, o melhor samba que se fez e que se faz no Brasil.

 Os organizadores do evento precisam ficar bem antenados com as autoridades e com algum possível plano B caso o evento cresça excessivamente nas próximas horas. Por plano B entenda-se: seguranças não só em torno da estátua, mas nas proximidades...  

Por Alfredo Herkenhoff, Correio da Lapa, 21 de setembro de 2012
Rio de Janeiro