Correio da Lapa sente cheiro de mentira longe no anúncio atrasado da venda do craque...
Anúncio foi feito horas depois da vitória de Berlusconi na eleição que teve campanha conturbada, com denúncias de escândalos sexuais e divórcio do milionário premier, que é o dono do Milan e fanático por futebol...(foto)
By Alfredo Herkenhoff
A alegação de Kaká para a sua transferência do Milan para o Real Madrid, de que a crise econômica impedia a permanência dele no clube italiano, soa frágil como a estrutura física da igreja em que o craque se casou, na cidade de São Paulo, poucos anos atrás. O teto do templo ruiu em 2008, matando uma dúzia de fiéis da Renascer. Kaká apenas repetiu alegação de cartolas do Milan, de que era um bom negócio em função da situação econômica do clube. Não se duvida da honesridade de Kaká. Mas é a máquina midiática do premier Silvio e Berlusconi que conduz os negócios e sonega informações fundamentais.
Como o Milan não podia manter o titular absoluto da Seleção Brasileira se o clube pertence ao milionário Berlusconi? Pertence ao homem mais rico da Itália e fanático por futebol? Berlusconi é tão rico que nem sabe quanto tem.
Revistas especializadas o classificam entre o trigésimo-quinto e o décimo-quinto homem mais rico do mundo. Para Berlusconi, com uma fortuna estimada em quase 20 bilhões de dólares, Kaká é tão caro quanto um pé-de-moleque para qualquer mendigo nas imediações da Central do Brasil no Centro do Rio de Janeiro.
A imprensa do Brasil e do Mundo, nesses tempos de controu c e control V, de clonagem predatória via net e pouca reportagem, age assim: repete. A gente ouve ou vê uma declaração e aquilo sai se multiplicando como verdade absoluta da história, quando não passa de uma versão para lá de fajuta.
O site do Real Madrid saudou Kaká como o craque que é. Rapapé pra lá e pra cá. Kaká mais ou menos repetiu o que os cartolas dos dois clubes disseram, claro, de forma e horário combinados. Crise econômica? Faz-me rir... E é uma honra chegar à Espanha... E foi um barato viver aqui em Milão... E vou sentir saudade e tchau!
Alexandre Pato, de 18 anos, é o substituto de Kaká. Mas Berlusconi, que vai aos jogos de jatinho levando amigos pra baixo e pra cima, poderia manter os dois brasileiros sem estresse, os três sorrindo.
A saída de Kaká a 65 milhões de euros, contra 100 milhões de uma oferta inglesa recusada no início do ano, dá a entender que o jogador e o primeiro-ministro são abnegados, que jogam fora 35 milhões e sorriem ( 35 dispensados ou o equivalente a cento e tantos milhões de reais, no stress!).
Não tem caroço nesse angu, esse angu não existe. E só caroço. Caso mal contado que ninguém vai nunca explicar. Berlusconi nunca jogou dinheiro fora. Quando quer brincar, dá um colar de ouro com um diamante a Noemi Letizia no aniversário dela de 18 anos, dois meses atrás, quando o premier aterrissou de jatinho em Nápoles para fazer uma surpresinha para a sua amiga ao se tornar ex-menor de idade.
Falar em crise econômica no Milan é como falar que Berlusconi está a perigo e que perdeu a eleição que de fato venceu neste fim de semana. Na próxima segunda-feira, ele estará dentro da Casa Branca, com Barack Obama. Anote aí, daqui a sete dias.
O jornal El Pais, da Espanha, publicou horas antes da votação uma reportagem em que denuncia: o premier e seus amigos velhos armam festas suspeitas com jovens beldades; Berlusconi estaria em apuros sim, mas não financeiramente, e sim com problemas cardíacos por excesso de uso de Viagra.
O homem tem 73 anos de idade, nasceu classe média em Milão e, apesar das denúncias de corrupção, máfia e sexo, é amado por boa parte do eleitorado. Para muitos, Berlusconi é o paizão, o dono de tudo. Dono da TV estatal, a Rai, e da Midiaset, ou seja, dono de quase 100% da audiência de TV popular na Itália.
Ninguém faz sucesso na midia popular italiana sem o apoio de Berlusconi. O empresário nunca foi de jogar dinheiro fora, a não ser em festas reunindo amigos velhos e mulheres jovens estonteantes, segundo os jornais de esquerda. O premier desmente tudo. Mas as fotos... As denúncias de sua mulher Veronica Lario, que pediu divórcio seis, sete semanas atrás... !
Berlusconi ganha muito dinheiro a cada segundo. Tem bancos, fábricas, exércitos... Por que ele iria dispensar 35 milhões de euros e ainda perder o melhor jogador do mundo? Kaká foi e pode voltar a sê-lo.
Querem saber mais de Berlusconi? Ele tem uma bela amiga brasileira chamada Renata. Perguntem a ela. Querem saber do homem de negócios? Perguntem aos que tentaram fazer a TV Montecarlo. Não haverá respostas. As más línguas dizem que Berlusconi embolsou de lucro, no prejuizo de conhecidos brasileiros, uma bolada bem maior do que a que "dispensou" agora vendendo Kaká aos espanhóis, em vez de aos ingleses.
Mas nada disso importa. Teremos um Kaká feliz em Recife contra o Paraguai, e vamos que vamos no embalo do treinador Dunga. O papel aceita tudo, e a "omertá", o silêncio não-obsequioso da máfia, mais ainda. Aceita qualquer silêncio ou versão para não morrer. O silêncio vale ouro, vale mais do que os 35 milhões de abnegação debaixo dos panos.
O melhor jogador de 2007 pela Fifa, jogador que pelo Milan conquistou a Copa dos Campeões de 2007, o Mundial de Clubes em 2007 e o Campeonato Italiano de 2003/2004, o pentacampeão no Japão em 2002, o jovem cheio de currículo e que tem apenas 27 anos de idade... Kaká, quem se importa com a sua ingenuidade?
Kaká não conquistou nada em 2008/2009 porque o Milan não estava lá essas coisas e o craque iniciou a temporada depois de uma cirurgia, estava esgotado, pós-Mundial da Alemanha e pós-Mundial de Clubes de 2007. Foi até deixado de lado temporariamente por Dunga.
Mas agora não, Kaká agora é apenas uma jogada de Berluscnoi. O homem venceu a eleição do fim de semana e está feliz. Mas será que a venda confirmada nesta segunda, mas que todo mundo já sabia na semana passada, não terá sido um artifício para desviar o foco da mídia nos escândalos sexuais envolvendo o premier na reta final da campanha?
A saída desviou a atenção só um pouquinho.. E não importa a verdade que não virá à tona. O Correio da Lapa também desconhece a verdade, mas sente o cheiro da cascata longe.
Enquanto isso, o fotógrafo italiano Antonello Zappadu, que fez as fotos de gente pelada na mansão do premier (fotos proibidas na Itália, mas publicadas por El Pais), refugia-se na Colômbia onde deu a seguinte declaração no fim de semana: tenho mais medo de Berlusconi do que das guerrilhas das Farc. E Zappadu já cobriu a guerrilha.
By Alfredo Herkenhoff
Nota do Correio da Lapa aos internautas: todas essas informações sobre as fotos e o fotógrafo, a fortuna, as denúncias envolvendo máfia no poder, as versões de Berlusconi e seus aliados, tudo que aqui de leve se mencionou você, internauta, pode ver noutros "posts" deste mesmo blogue-jornal, com mil detalhes. Basta correr o mouse e conferir... 'Está tudo logo abaixo...