quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

1º Editorial do blog jornal Correio da Lapa

O Rio de Janeiro é Nosso

O blog jornal Correio da Lapa, para além de uma investida pessoal, nasce como possibilidade de se tornar um estuário de reflexões das diversas tendências de toda gente que adora a cidade do Rio de Janeiro.

Hospedado na ferramenta Blogger, atrelada ao Google, o Correio da Lapa nasce compromissado com a luta em favor de dias melhores para a Cidade Maravilhosa, hoje tão vitimada pelo descaso de autoridades e pelas dificuldades econômicas.

Embora com o nome homenageando a Lapa, o novo blog jornal tem tanto interesse pelas coisas do velho bairro boêmio quanto pelo que vai nos quatro cantos da metrópole. Do Leblon à Praça Mauá, de Ipanema à Tijuca, o novo cardápio visual contempla uma dinâmica que valoriza a surpresa, a novidade, a notícia, o texto literário, o humor, o Youtube, a galera que faz música diferente, o samba do Carioca da Gema, a explosão dos blocos atraindo multidões. O Correio se interessa por tudo, do Cordão do Boitatá ao Simpatia é Quase Amor, da programação do Circo Voador, sob a administração do novo prefeito Eduardo Paes, às festas memoráveis nos Arcos da Lapa e na Fundição Progresso do incansável Perfeito Fortuna. Do empreendedorismo de Leo Feijó, à frente do Teatro Odisséia e de tantas outras casas, animando especialmente Botafogo, ao Rio Scenarium de mestre Plínio Fróes, do Beco dos Ratos às águas menos poluídas em Copacabana , o mar menos sujo do que estava 10 ou 20 anos atrás.


Cícero e Paiva

Para o Correio da Lapa, a interação com o leitor internauta é o mais importante, seja para que avalie o conteúdo, seja para votar na pesquisa bem humorada, como esta iniciada no primeiro dia do jornal, perguntando: quem você prefere, o garçom Cicero do Restaurante Nova Capela, ou o garçom Paiva, o Paivinha do Jobi? A sondagem vai até 28 março.

Para este Correio, da mesma forma, é fundamental ouvir, de forma frequente, a opinião dos cariocas sobre o que deve fazer a nova secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, para botar um mínimo de higiene na Lapa, hoje com a infra-estrutura em frangalhos. As enchentes na Lapa incomodam diversas vezes, a cada ano, empresários e frequentadores que dinamizaram a cultura do lugar quase sem apoio de nenhum órgão público.

Uma tribo chamada Brasil

A qualidade do Correio da Lapa, nascendo com a experiência do autor deste editorial, será determinada com o tempo pela colaboração de seus interlocutores.

Não basta o editor Alfredo Herkenhoff contar com o apoio do filho Pedro Herkenhoff como designer, aproveitando em família a capacidade que este jovem tem com o mundo digital. O Correio da Lapa vai precisar de muito mais do que uma tribo com o mesmo sobrenome. Desde já, o blog jornal conta sim com a tribo maior que se chama Rio de Janeiro, se chama Grande Rio, se chama Brasil, se chama gente de boa vontade, gente que gosta de inventar e valorizar o melhor da vida.

Embora iniciativa pessoal, estas páginas nascem com um pleito coletivo: participem enviando ideias, textos, fotos, vídeos, canções, dicas, comentando o melhor e o pior do Rio de Janeiro, do Brasil e do Mundo.


Salve o Salgueiro, o Carnaval de 2009

O Correio da Lapa se assume como empreendimento. O blog jornal foi fundado há poucos minutos e já se sente velho, com vontade de dar um grande abraço em toda a terceira idade que torna mais pulsante a tradição, por exemplo, do samba no Rio de Janeiro. O Correio da Lapa nasce num dia feliz, podendo saudar a Escola campeã Acadêmicos do Salgueiro, por seu maravilhoso desfile em que enalteceu, no enredo batizado com uma única palavra, Tambor, a força de uma comunidade que, no dia-a-dia, enfrenta tempos difíceis.

O Correio da Lapa nasce cantando: Rio de Janeiro, gosto de você...

Para que o Correio da Lapa se renove praticamente em tempo real com as notícias mais quentes, com as dicas mais bacanas, com as surpresas mais maravilhosas, e também com as críticas mais contundentes, esperamos respostas essenciais, esperamos correspondência.

Agradecimentos

Por ora, em tom pessoal, devo agradecer ao editor gráfico Pedro Herkenhoff (pedroherkenhoff@gmail.com) pela dedicação dessas primeiras horas.

Um blog jornal ganha qualidade ao interagir com o público. O Correio da Lapa não pretende ser exceção. Nasceu hoje, mas o planejamento vinha de algum tempo, como se pode ver pela inserção de fotos antigas de Paiva e Cícero no alto da primeira Capa. As fotos são copyright do Correio da Lapa.


Alfredo Herkenhoff - Editor
Contato:
alfredoherkenhoff@gmail.com