NARA LEÃO
ROBERTO MENESCAL
MIGUEL BACELLAR
E
MARCO ANTONIO BOMPET...
ERRO DE IDENTIFICAÇÃO NA FOTO DA VEJA DESTA SEMANA:
Foi com surpresa e susto que me deparei na edição desta semana da revista Veja com uma foto da Nara Leão feita nos anos 80 durante uma excursão ao Japão em que a cantora aparece acompanhada do meu amigo Miguel Bacellar e do Roberto Menescal. Miguel, porém, foi erroneamente identificado como Marco Antonio Bompet, namorado da artista capixaba, mas que nunca foi a Tóquio com Nara.
Miguel Bacellar Chaves, de quem comprei aquele famoso Corcel quando trabalhamos na Polygram (botei a história aqui na internet outro dia), era e é até hoje assessor de produtores musicais e artistas da melhor MPB.
Nara Leão era a grande amiga do Miguel Bacellar, como até hoje ele é amigo do mestre Menescal. Eu não exagero ao dizer aqui que Miguel, Nara e Menescal formavam uma trinca de amigos. Aliás, quem dizia que formavam uma trinca era o próprio Menescal, ele como diretor da Polygram, ela como uma das estrelas da gravadora e Miguel como uma espécie de pau pra toda obra.
Pelo intenso convívio com Menescal e Nara – os dois eram vizinhos em apartamentos térreos com um jardim em comum em Ipanema –, Miguel foi, durante os últimos anos de vida da artista capixaba, talvez o amigo mais constante, mais presente no dia a dia da Nara, que lhe permitiu viver situações maravilhosas e outras profundamente difíceis, como ser a primeira pessoa a saber que ela tinha um enorme tumor no cérebro.
Graças a Nara, Miguel pôde conhecer Ásia, Europa, América do Norte e do Sul num tempo em que viagens internacionais não eram tão banalizadas como hoje.
Depois que acabou o casamento com Cacá Diegues, Nara teve dois grandes amores: o Paulinho Gentileza, que morava em Brasília e, segundo Miguel, era uma pessoa super extrovertida, e depois teve o Comandante Bompet, oficial da Marinha, hoje almirante reformado. Ele era, sempre segundo Miguel, um boêmio apaixonado por música e em especial pela Bossa Nova. Bompet era fã incondicional de João Gilberto.
Nara ficava muito surpresa de estar namorando alguém das Forças Armadas e sempre falava pro Miguel que gostaria de ser um inseto para poder ver o seu amor no quartel. Imagem estranha na voz delicada da dona do joelho mais encantador da Bossa Nova.
Menescal está prestes a completar 75 anos de idade e vai fazendo um show comemorativo... Se Nara estivesse entre nós, estaria lá com Menescal e Miguel... E estaríamos todos mais felizes...
Você concorda comigo?
Por Alfredo Herkenhoff
Rio de Janeiro, Correio da Lapa, 25 de setembro de 2012