quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cielo bota o Brasil nas nuvens! É o melhor nadador do Mundo


César Cielo é o melhor nadador do mundo: o brasileiro estabeleceu a melhor marca da história nos 100 metros livre, com o tempo de 46s91, no Foro Itálico, em Roma, conquistando o ouro no Mundial de Esportes Aquáticos. Foi uma cena espetacular o momento em que Cielo, sorridente, recebeu a medalha e, com a execução do Hino Nacional, foi se emocionando vagarosamente, contendo as lágrimas e espalhando a alegria para o mundo inteiro. Um flagrante para entrar na galeria dos momentos mais antológicos da brasilidade.

Cielo entra para a história por ser o primeiro atleta brasileiro campeão olímpico e mundial. O seu ouro foi o segundo do Brasil, antes, Ricardo Prado conquistara nos 400m medley, em 1982. Mas Cielo ganhou na principal prova de natação. Ele foi campeão olímpico dos 50 metros em Pequim, e bronze nos 100 metros. E a façanha desta quinta-feira na escaldante Cidade Eterna é ainda maior porque veio com um recorde mundial que também é o primeiro abaixo dos 47 segundos. Alain Bernard, que ficou com prata, já teve recorde de 46s94 invalidado por uso de maiô proibido. O recorde anterior era de 47s05, do australiano Eamon Sullivan. Bernard fez hoje o tempo de 47s12. O francês Frederick Bousquet ganhou bronze com 47s25.

Na Globo, depois da prova, Cielo confirmou que pretende alcançar um tempo menor, tem uma meta, número que até colou na porta de alojamento: "Era 46s89, mas valeu, foi sensacional. Em dois anos na minha carreira dei um salto de um nadador que tentava alguma coisa para entrar para a história".