quinta-feira, 30 de abril de 2009

Supremo mata Lei de Imprensa. Gilmar e Joaquim lado a lado

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (SFT) revogou hoje, 30 de abril, a Lei 5.250, de 1967, conhecida como Lei de Imprensa, editada durante a ditadura militar. Sete dos 11 ministros defenderam a derrubada completa da lei. Três votaram pela revogação parcial, com a manutenção de alguns artigos. A ação foi movida pelo deputado pedetista Miro Teixeira, do Rio de Janeiro.

(Na foto da Agência Brasil, os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa em direções opostas. Os dois protagonistas de um bate-boca histórico na semana passada não trocam mais figurinhs).


Apenas o ministro Marco Aurelio votou pela manutenção do dispositivo. No entendimento da maioria dos ministros do Tribunal, a Lei de Imprensa é incompatível com princípios fundamentais definidos pela Constituição Federal de 1988.

“Há uma repulsa constitucional a qualquer tipo de repressão das liberdades de expressão. O regime [constitucional] privilegia o quadro em que se desenvolvem as liberdades do pensamento. E a liberdade de expressão representa uma projeção significativa do direito de manifestar sem qualquer intervenção estatal os seus pensamentos, as suas idéias”, argumentou o ministro Celso de Mello ao votar pela derrubada da lei.

Com a revogação da lei, na prática considerada inconstitucional pelo STF, juízes de todo o país não poderão tomar decisões baseadas no texto de 1967. O julgamento de jornalistas deverá ser feito com base nos Códigos Penal e Civil. Fica extinta, por exemplo, a previsão legal de prisão especial para jornalistas.

Os ministros Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Carlos Alberto Menezes Direito, Cármem Lúcia, Ricardo Lewandovski, Cesar Peluzo também votaram pela revogação total da lei. Joaquim Barbosa e Ellen Gracie defenderam a revogação parcial, com manutenção da validade de artigos que tratam de calúnia, injúria e difamação, controle sobre propaganda de guerra, perturbação da ordem social e atentados à moral e aos bons costumes.

Gilmar Mendes não queria a revogação pura e simples

O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, fez ressalvas à extinção do direito de resposta, previsto e detalhado pela lei de 1967 e votou pela manutenção dos trechos da legislação que tratam desse mecanismo. Ele argumentou que a relação entre imprensa e cidadão é desequilibrada e que, sem o direito de resposta, os indivíduos estariam mais desprotegidos em relação aos possíveis abusos da mídia.

“A desigualdade entre a mídia e o indivíduo é patente, a desigualdade de armas. O direito de resposta é constituído como garantia fundamental, numa tentativa de estabelecer um mínimo de igualdade de armas (entre cidadão e imprensa)”, disse.

Mendes relembrou o caso da Escola Base, em 1994, quando a imprensa divulgou notícias que acusavam diretores de uma escola paulistana de abuso sexual contra crianças. Posteriormente, a Justiça não comprovou qualquer envolvimento dos então acusados pelos jornais.

Também deixam de valer, a partir de agora, mecanismos previstos pela Lei de Imprensa que só se justificavam durante a ditadura militar, como a apreensão de jornais que veicularem informações que atentem contra a “ordem social, a moral e os bons costumes”, e outros como a censura a espetáculos e diversões públicas e proibição de divulgação de fatos considerados “segredos de Estado”.

Em relação ao direito de resposta, previsto e detalhado na Lei de Imprensa, a decisão de agora em diante dependerá da avaliação dos juízes em cada caso, com base na Constituição Federal.
(Reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, órgão mantido pelo governo federal para produzir material jornalístico sem qualqur cobrança de copyright)

Treinador Cuca absolvido na Justiça Desportiva

Cuca é absolvido no TJD

Por unanimidade de votos, treinador rubro-negro foi absolvido da denuncia de infração ao artigo 188.

Por unanimidade de votos, o técnico Cuca foi absolvido nesta quinta-feira, 30 de abril, quanto a denùncia de infração ao artigo 188 (manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra membros dos poderes das entidades desportivas ou da Justiça Desportiva).

Cuca foi denunciado pela Procuradoria por ter dito em uma entrevista coletiva que o presidente do TJD/RJ, Antônio Vanderler, mentiu ao não conceder um efeito suspensivo que fora prometido, segundo ele, para a decisão do segundo turno do Campeonato Carioca.

O treinador rubro-negro compareceu ao julgamento e pediu a palavra ao presidente da quarta comissão do TJD/RJ, Jaime Santoro.

-“Devo ter entendido errado. Ele deve ter me dito que ia analisar e entendi que ele iria me dar o efeito suspensivo. Nunca tive a intenção de chamar alguém de mentiroso. Peço desculpas se ofendi alguém”.

Apresentadoras de Tv. Fotos. Tanta beleza por que?

Apresentadoras do tempo, garotas do tempo, jornalistas, repórteres, modelos ou...?

Sônia. Solange, Camila, Ana, Teresa, Tâmara, Beatriz, Marcia, Cristina, Fernanda, Kátia, Joana, Maria, Iara, Lurdinha, Laurinha ou Filomoena, não importa o nome, importa a estampa... Nessa galeria do Correio da Lapa, imagens pescadas na web de apresentadoras e ex-apresentadoras do tempo nos meios de comunicação do Brasil.












Shino Mori, de 105 anos, é a mais velha apresentadora de meteorologia do mundo. Na TV Amakusa, Ásia, lugar conhecido pela longevidade de habitantes de lgumas comunidades. Shino faz sucesso e às vezes diz que com o tipo de dor que sente na perna pode prever uma variação climática.



Patrícia Poeta é gaúcha, região da Grande Porto Alegre. Ingressou na TV Globo em fevereiro de 2000, para assumir a apresentação da previsão do tempo do telejornais Bom Dia São Paulo, Bom Dia Brasil e SPTV – 1ª edição.


Tantos nomes, não importa. A TV vive de inventar, projetar e depois recusar celebridades. Existe um tremendo preconceito da TV contra mulheres não tão belas ou não tão inteligentes... Será essa pequena reflexão uma bobagem? Será que se vive uma ditadura fashion nesses tempos de individualismo e de salve-se quem puder?


A apresentadora Shino Mori, de 105 anos, é a velhinha de cabelo cor de groselha... Ser velhim na Ásia é moda...


Será que hoje vai dar praia?


Gripe suína no Rio de Janeiro: Aeroporto e hospitais em ação

Os primeiros leitos do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) preparados para receber pacientes com suspeita de gripe suína devem ser disponibilizados até o fim do dia. De acordo com o superintendente de Unidades Próprias do estado, Luiz Maurício Plotkowski, o hospital está sendo adaptado para ampliar a rede de atendimento. Até agora, os casos no Rio que exigem monitoramento estão sendo encaminhados ao Instituto Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz. Dois pacientes continuam internados na unidade.

Inicialmente, dois andares do Hospital Central do Iaserj serão disponibilizados, com um leito em cada quarto, permitindo o isolamento dos pacientes. Nos próximos dias, todos os 80 leitos do hospital poderão ser utilizados para atender os casos suspeitos.

De acordo com Plotkowski, o objetivo é garantir a estrutura antes de o problema acontecer. “O número de leitos atualmente disponíveis é muito pequeno, menos de dez na unidade da Fiocruz. E, nesses casos, o problema especial que vamos ter que evitar é a contaminação, a disseminação do vírus. Por isso, os pacientes com suspeita ficarão isolados. É uma questão de estar à frente do problema”, afirmou.

Para preparar a unidade, pacientes que estavam internados no hospital do Iaserj começaram a ser transferidos na noite da última terça-feira (28) para outros hospitais. Um deles morreu dentro da ambulância, mas a Secretaria de Saúde do estado nega que o fato tenha qualquer ligação com a remoção.

No Aeroporto Internacional do Galeão – Antônio Carlos Jobim, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantêm o esquema de fiscalização intensificada. Segundo a assessoria de imprensa do órgão na capital fluminense, todas as aeronaves que pousam no terminal passam por um processo de desinfecção e eventuais casos de passageiros com sintomas semelhantes aos da gripe suína são encaminhados ao posto médico da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) para avaliação.

A assessoria não divulgou nenhuma ocorrência até o fim da manhã. De acordo com a Infraero, chegaram ao Galeão até agora aproximadamente 15 vôos internacionais.

A mobilização dos técnicos da Anvisa também está sendo realizada no porto da capital fluminense. As embarcações procedentes de áreas com ocorrências da doença também estão sendo desinfetadas e o comandante é orientado a relatar à autoridade sanitária local qualquer possível sinal da gripe suína entre os tripulantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem dois casos suspeitos e 36 pessoas que apresentaram sintomas semelhantes aos da doença estão sendo monitoradas em 11 estados.

Os sintomas são febre acima de 38 graus centígrados de maneira repentina e tosse acompanhada de dor de cabeça, muscular e nas articulações. Para responder às dúvidas da população, o ministério disponibilizou o Disque-Saúde, no número 0800611997.
(Reportagem de Thais Leitão, da Agência Brasil, órgão de produção e distribuição gratuita de noticias mantido pelo governo federal)

Esgoto que vai explodir sob os nossos pés

Obra do artista italiano Piero Manzoni, lata com 30 gr de suas próprias fezes. Série de 90 latas. Cada obra uma hoje valendo cerca de 100 mil dólares nesses leilões da Sotheby's... Há quem ache que não é arte, como o professor Affonso Romano de Sant'Anna...













O biólogo Mario Moscatelli, um dos ícones da defesa ambiental no Rio de Janeiro, desolado com os estragos que o esgoto não tratado causa nas lagoas da Cidade Maravilhosa, comentando o mau cheiro exalado das águas degradadas, fez o seguinte desabafo no seu endereço eletrônico boca do mangue, isso ai abaixo uns anos atrás, ao tempo do casal Anthony e Rosinha Garotinho:

“(...) Quando a empresa Y joga esgoto sem tratamento no rio é porrada nela, com multa, jornal etc., etc., pelo menos lá na teoria. Muito bem, agora quando é o Estado que joga merda para todos os lados em todas as lagoas e cobrando por esse "belo" serviço, tenho fazer de conta que a merda está vindo do céu? Achar que está tudo ótimo e continuar aceitando a história que a culpada foi a outra administração? Acabo de concluir que a culpa mesmo foi do Mem de Sá! Não preciso de administrador público, o que eu preciso é de fazer um centro de mesa e meter porrada no tal de Sá”.

Prossegue Moscatelli: “A situação é gravíssima na saúde, na educação, na segurança e no meio ambiente. Experimente dar uma voltinha de helicóptero sobre o canal da Joatinga na baixa-mar após a ressaca. É cheiro de podre que se sente até 330 metros de altura”.


De acordo com o ecologista, “A pergunta que não quer se calar aos biólogos de plantão é: Qual é a política de meio ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de nosso governo estadual a respeito dos recursos hídricos e ecossistemas associados ? Será que é de continuar jogando ou deixando jogar merda nos rios, lagoas, manguezais, baías e praias? Por que esse filme eu continuo vendo forçado nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon pelo canal do Jardim de Alah, São Conrado e Barra, nas lagoas e na baía de Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande sob as mais variadas bandeiras partidárias”.

Para Moscatelli, dando sinais de impaciência, é hora de se recorrer à justiça para “obrigar o Estado a fazer o saneamento ou deixar que alguém o faça em virtude de algum tipo de impedimento do primeiro dentro do contexto de devastação ambiental que ocorre na baixada de Jacarepaguá”.


O jovem escritor Antonio Prata, que tem sido elogiado pelos colegas craques Ruy Castro e Fernando Morais, escreveu, no site Releitura-textos, um artigo espirituoso, intitulado Privada I: o homem e sua obras (extraído do livro Douglas e outras histórias, publicado pela Azougue Editora, em 2001). Eis como Antonio Prata conclui sua advertência escatológica: “(...) Após dar a descarga, nosso cocô é mandado para esgotos submersos, que desembocam em rios que vão dar lá longe no oceano. Sanamos o problema por enquanto, mas é só uma questão de tempo. Todo esse cocô está se unindo, formando o maior movimento underground do mundo. Nossas cidades, nossos países estão boiando sobre rios de merda. Fala-se muito no fim do petróleo e no fim da água, mas não será assim que nós morreremos. Numa incerta manhã um cidadão dará a descarga e, como na piada, ouvirá o estrondo: o subsolo, entupido, explodirá. A verdade, reprimida por séculos e séculos, emergirá. Só nesse dia todos perceberão o tamanho da cagada em que nos metemos desde o dia em que resolvemos sair da floresta. E não haverá sachê nem bom ar que dê jeito. Como se sabe, só as baratas sobreviverão”.

Gripe suína, primeira semana mundial: 236 infectados

ZURIQUE - A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que 236 casos de gripe suína foram confirmados por laboratórios até as 9h50 (de Brasília). "Noventa e sete desses casos ocorreram no México", afirmou Keiji Fukuda, diretor geral assistente para segurança em saúde da OMS, durante entrevista coletiva.

O número representa uma elevação de 88 casos desde a divulgação do boletim de ontem da OMS. Até ontem, nove países haviam reportado oficialmente 148 casos de gripe suína.

Catherine Bremer, da agência Reuters, informa da Cidade do México que O presidente Felipe Calderón determinou que a população passe cinco dias em casa a partir desta sexta-feira, numa paralisação quase total da economia, depois que a Organização Mundial da Saúde apontou a iminência de uma pandemia de gripe suína.
Nos Estados Unidos, estão confirrmados até agora 111 casos com um óbito. Nova York é líder com 50 infectados confirmados.

E são milhares os casos de suspeita, já que os sintomas da nova peste são os mesmos de qualquer gripe forte. O que assusta com a gripe porcina é que, primeiro, desanda para uma espécie de pneumonia e mata. Segundo, não existe vacina, a previsão é de seis a sete meses, terceiro: há remédio que cura, pode salvar alguns pacientes, muitos não. E por último, o contágio é facinho, está no ar que se respita, que se inspira, que se expira. Por isso já tem papagaio chamando meu louro de negão. Minha mulher, se espirrar, eu peço divórcio. E nada de frequentar aeroportos e lugares chiques de gente cosmpolita, viajada. Hospital sim, ainda vale a pena frequentar como ato de caridade cristã, solidariedade, é premissa visitar enfermos e encarcerados... Sim, mas tome cuidado...

A Organização Mundial da Saúde recomendou atenção redobrada diante do perigo do novo vírus causador da gripe suína, com o monitoramento de casos suspeitos e cuidados para que médicos e enfermeiros não espalhem a doença.

Funcionários de hospitais devem usar máscaras e luvas e lavar as mãos com frequência, de modo a reduzir o risco de contágio entre eles e para os pacientes, disse a agência da ONU em um novo boletim de orientação sobre a doença.

"Todos os países devem ativar imediatamente seus planos de preparação para pandemias. Os países devem ficar em alerta elevado para surtos não-usuais de doenças semelhantes à gripe e pneumonia severa", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

Lucky Strike, Golpe de Sorte, Robert Loewy, guerra e arte







Golpe de sorte


Por Alfredo Herkenhoff


A marca Lucky Strike, nascida logo após a Guerra da Secessão, é um ícone que acompanha a história dos Estados Unidos desde a segunda metade do século 19, quando se deu o conflito entre o Norte que se modernizava e Sul escravagista, em 1860, enquanto famílias corriam atrás do ouro, onde ele estivesse, não importando se fosse sob a forma de grandes pepitas no Eldorado da Califórnia, que pertencia ao México até 1848 (ano do Manifesto Comunista de Karl Mark), ou se fosse sob a forma do sonho de uma vida melhor, em qualquer rincão do imenso território norte-americano. Nessa corrida migratória, formaram-se inúmeras pequenas comunidades, cidades e vilarejos desprovidos de tudo e que aguardavam, com excitação, a chegada da diligência, do comboio ou do trem trazendo a comunicação do mundo que não podia estar num telegrama vindo pelo fio: compravam-se as mercadorias essenciais como por exemplo cereais, sementes, pá, enxada, café, jornal e tabaco.


Lucky Strike, ou golpe de sorte, foi lançado em Richmond, no estado de Virginia, em 1871.por R.A. Patterson , que começou a vender a mistura de fumo em 1853. O cigarro foi apresentado pela primeira vez em sua tradicional embalagem verde em 1916, então pela American Tobacco Company. Na Segunda Guerra, o verde foi substituído pelo vermelho de ouro de touro porque o cobre utilizado naquela cor era produto essencial ao esforço para derrotar as forças do Eixo.


Lucky Strike, sempre antenado com o próprio tempo, foi vendido então sob o slogan: "O Lucky Strike verde foi à Guerra." E foi contra um ditador, Adolf Hitler, famoso por sua campanha antitabagista no afã de incensar teorias racistas.


A história do produto, enquanto elemento catalisador de sonhos e ambições, dos fabricantes aos consumidores, contém, atravessa ou tangencia a dinãmica da ascensão econômica dos Estados Unidos com todas as suas conrovérsias. Houve épocas em que o Lucky Strike foi vendido como se fizesse bem à saúde, como ícone do citado esforço de guerra, de integração racial, como no famoso anúncio com a mulher negra nos anos 20, como um símbolo de criatividade nas artes, como o patrocínio de seu nome nos programas 'Lucky Strike Radio Shows', mostrando ninguém menos do que George Gershwin, tendo ainda a marca sido reconhecida como uma das grandes representações da pujança americana, no sentido amplo do American way of life, do sonho individual na terra da esperança, do golpe de sorte na Corrida do Ouro, da mesa de jogo, do self made man, do novo design industrial.


Basta lembrar que Lucky Strike é uma das marcas mais antigas do mundo e hoje a mais velha do grupo multinacional British American Tobacco (BAT), não apenas como nome, mas também como design. Foi consolidada por Robert Loewy, considerado pela imprensa dos EUA como um dos 100 homens mais influentes do século 20 no país e autor, entre outras famosas concepções, da garrafa de Coca-Cola, da sopa Campbell, do Studbaker e por aí vai....


Essa longevidade do alvo com o bordão Lucky Strike, completando agora quase 14 décadas, enfrentou embates de toda ordem: desde a concorrência de outro ícone da indústria de fumo, como a marca Marlboro, de afirmação individual da macheza, até a consciência crescente de que o tabaco, ao contrário dos seus primeiros tempos de marketing, não só não faz bem à saude como pode provocar, segundo as pesquisas científicas, doenças graves como câncer de pulmão.


Mas as propriedades farmacológicas do fumo, a consciência de que a decisão de fumar envolve riscos futuros e as restrições para que esses riscos fiquem circunscritos apenas aos adultos que, por livre arbítrio, decidiram fumar, entre outros fatores como legislação crescentemente repressiva ao tabaco, são apenas o pano de fundo mais recente de uma história do comportamento da humanidade, hoje com quase hum bilhão de fumantes, dos quais mais de 30 milhões no Brasil.


Fim e Obs: Ao procurar imagens para ilustrar este texto que escrevi alguns anos atrás, me deparei com um blog chamado Mundo das Marcas, exibindo um artigo interessante sobre Lucky Strike como um dos símbolos da cultura dos EUA... Eis o endereço:


http://images.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSSOP3dkn-zZtl3DGFTqUAKo_WMfrA08hJoGsvRTVFSDOKk2oNtMDSGJdlvLykT6o0Y59j81RIkhSQeSIReqdn9BmWbFO1XPI2BZRLIFYveFQr2kwZcksBAkiriVdnXQy5k8Z-Ae3wXNjp/s320/lucky+ad+1.jpg&imgrefurl=http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/lucky-strike-american-original.html&usg=__87wzh2H4Ofc4QP8OhJbK5cBGMgA=&h=286&w=200&sz=22&hl=pt-BR&start=43&sig2=E3R0FvIe0VFi1nggBH11MA&um=1&tbnid=MJQDXX2A4f-utM:&tbnh=115&tbnw=80&prev=/images%3Fq%3Dlucky%2Bstrike%2Bcigarette%2Bgreen%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dgm%26sa%3DN%26start%3D40%26um%3D1&ei=j5n5Sa7gFqTEtgfPrJDGAw


Correio da Lapa: todo dia uma surpresa pelo menos, todo dia, pelo menos uma beleza: você! Leia e espalhe, volte sempre... Vamos derrotar a crise financeira internacional, a corrupção endêmica nacional e a gripe democrática que não discrimina pulmões.

Criança, cachorro, Shakespeare, Sherlock, Heathcliff e Hitchcock.

Digressão
Criança, cachorro, Shakespeare, Sherlock, Heathcliff e Hitchcock. O que essas placas luminosas têm em comum, além de, em dupla, começarem pelas mesmas letras, sejam em vitrines, sejam em sinais?

Criança: Se é filha de classe média, só começa a andar desacompanhada na rua ali pelos oito anos de idade. Se for de classe média e ainda filho único, começa a andar sozinho na rua aos 12 anos. Se for menino muito rico, só depois da adolescência, e ainda assim os seguranças o seguem respeitosamente. Se for menino muito pobre, não começa a andar na rua. Nasce e vive nela, mas não viceja, rasteja.

Cachorro: se tiver pedigree, não anda na rua. Faz tudo em casa onde tem tudo. Se for de família classe média, vai à rua uma vez por dia, ou no máximo duas. Se for cachorro vira-lata, não sai da rua, late, mas não tem direito a veterinário nem a higiene.

Shakespeare: tudo o que escreveu transmite emoção aos que têm a chance de conhecê-lo. Como diria Emerson, ''tudo o que Shakespeare diz do rei, aquele garoto magricela que lê em um canto sente ser verdadeiro em relação a ele mesmo''.

Sherlock: tinha tanta ou mais sagacidade do que o padre Brown, mas mais britânico, pouca coisa em comum com o moderno e profissional 007. Aparentemente Mr. Holmes padecia de misoginia.

Heathcliff: no livro e nos filmes, um homem e uma imagem soturna de uma mulher sobrevivendo entre ódios ancestrais.

Hitchcock: não conseguimos imaginá-lo muito magro. Parece que já nasceu rechonchudo e velhinho: um Papai Noel do cinema, que só deu alegrias e presentes sob a forma de tramas e suspense.

A resposta: todas as seis palavras têm uma enorme capacidade de despertar interesse.

As crianças foram imaginadas por categorias socioeconômicas nas ruas do Rio de Janeiro. Os cachorros também foram pensados como seres nacionais. Mas o resto está meio britânico, até o tempo, que também é assunto obrigatório, aqui como em Londres.

Crime passional
Mudo de assunto? Não, ainda não, porque devo explicações. Dizer que aqueles seis nomes despertam interesse significa que os leitores lêem, uma obviedade. Há coisas mais interessantes, mas os seis nomes dignificam o leque de ofertas de qualquer produto.

Poder-se-ia incluir o crime passional como um dos assuntos de interesse da maioria dos leitores que lêem. Não o foi, porém, porque é um tema que atrai também leitores que quase não lêem. Ler, aliás, e agora, já, sim, tema novo, não significa somente saber reconhecer nomes a partir de letras. Ler é decodificar sinais em paisagens, canções, expressões faciais e normas de qualquer corporação. No fim das contas, ler laços.

Instalação na Praia Vermelha, RIO - foto by Sartori

Estava eu hoje (29) quase à toa na vida quando me deparei com esta instalação sendo montada nas areais da Praia Vermelha, placas de madeira coberta com luzes de Natal, formando a palavra "RIO", pra que não sei... Mas o visual a noite vai bombar. Abs. Ed Sartori

quarta-feira, 29 de abril de 2009

As Casas da Matriz de Leo Feijó sem culinária quase. Coluneta Temporã: Suína

Gripe Suína é epidemia mundial iminente, adverte OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu no fim desta quarta-feira, 29 de abril, elevar para 5 o nível de alerta da gripe suína, o que equivale a advertir: uma epidemia em escala mundial é iminente. Há dois dias a OMS elevou o risco de fase 3 "casos esporádicos" para 4 ("transmissão entre humanos"). O próximo nível é o 6, o mais alto e significa apenas isto: fudeu! Sic...


O nome Unibanco começa a ser engolido pelo Itaú

Segundo a revista Exame que chega as bancas nesta quinta-feira 30 de abril, a marca Unibanco vai desaparecer de ruas e praças: todas as agências de varejo terão a marca Itaú. No setor financeiro, a marca Fininvest (Unibanco) vai substituir a Taií (Itaú). A notícia foi antecipada hoje pela coluna do Ancelmo, em O Globo.


Ivete Sangalo grávida canta menos e demite mais

Ivete Sangalo demitiu 10% dos funcionários da sua produtora, incluindo o assessor de imprensa Eduardo Scot, que acompanhou a artista baiana nos últimos dez anos. A alegação da demissão foi a crise mundial. Será que o público de Ivete está diminuindo? Será que ela está diminuindo já a agenda por causa da gravidez? A notícia foi avistada no site bluebus.com.br



Festa na Lapa na noite de Mário Lago Filho

Mariozinho Lago estava feliz na madrugada desta quinta comemorando uma noite de chorinho no Carioca da Gema. Ao entrar no Restaurante Nova Capela, foi recebido por cerca de 50 comensais com um sonoro Parabéns para você. Feliz Aniversário...


Prestigando o evento, o cantor e compositor Toninho Geraes, autor de Já tive mulheres, sucesso na voz da Martinho da Vila, e Claudio Guimarães, cavaquinista e autor do megasucesso de Zeca Pagodinho com o samba A Gira Girou que, se não me falha memória, é mais uma de sua eficiente parceria com o cracaço Serginho Meriti. (A foto de Máriozinho dando um choque de ordem no meio da Avenida Mem de Sá foi clicada por Alfredo Herkenhoff. A foto de Toninho Geraes com o saudoso Luiz Carlos Da Vila também foi tirada por Alfredo Herkenhoff e agora é do Arquivo do Correio da Lapa)


As Casas da Matriz de Leo Feijó sem culinária quase

A Drinkeria Mardita de Copacabana, a casa que o empresário Leonardo Feijó inaugurou na noite passada, em sociedade com amigos também empreendedores, é completamente diferente da Drinkeria Mardita da Voluntários da Pátria, em Botafogo. Na Rua Aires Saldanha 98, temos uma verdadeira megaboate, com capacidade para umas 300 pessoas e palco para dancing com banda ao vivo... Tudo novinho em folha. O negócio bombou na pre-estreia só para convidados, com boca livre até meia-noite. Esperemos pois a programação.


Dono do Teatro Odisséia, da Casa da Matriz, do Cinemathèque, do Bar da Ladeira, da Brazooka e não sei ais do quê, Leo Eeijó conta com a ajuda sempre de sua mulher, a supersimpática e competente Mila Chaseliov. Daniel Kolisnky (Será assim que se escreve?), músico da banda Empolga às 9 e ex-jornalista, é outro sócio que garante a Leo Feijó firmeza nos negócios


O que caracteriza as casas do Grupo Casa da Matriz é, no fundo, uma deficiência. O empresário optou por operar apenas ao anoitecer e com quase nada de culinária, além de um queijinho, um carpaccio e outros belisquetes. O negócio com Leo é música, bebilândia e conversa sobre qualquer assunto, desde que seja cinema, literatura ou teatro. Por que será que Leo não encara um novo potencial para as suas casas já tão bem instaladas? Vocação? Alo Sesc, alô gourmets e gourmands! Alguém tem alguma ideia?


A CPI do Grampo mira em Daniel Dantas

A CPI do Grampo está quase no fim discutindo o relatório final, que deve ser votado até quinta-feira da semana que vem, dia 5 de maio. O deputado Marcelo Itagiba (PMDB_RJ), ex-superintendente da Polícia Federal e ex-secretário de Segurança no governo Anthony Garotinho, adiantou hoje cedo que iria votar pelo indiciamento do banqueiro Daniel Dantas. A Comissão Parlamentar de Inquérito das Escutas Telefônicas Clandestinas (CPI dos grampos), presidida por Itagiba, se reúne de novo nesta quinta-feira, dia 30.


Os 100 dias de Obama

A economia encolheu 6% no primeiro trimestre de 2009. A gripe suína causou a primeira morte nos Estados Unidos, uma criança de menos de dois anos recém-chegada a Houston procedente do México. "Esta é evidentemente uma situação preocupante, grave o bastante para que tomemos o máximo de precauções", disse o presidente Barack Obama na Casa Branca. Ele fez um apelo para que todo mundo fique atento com a gripe suína. Os EUA confirmam 91 casos. Obama disse ainbda que os Estados Unidos vão suspender aulas se o problema se agravar...


Alfredo Herkenhoff

contato alfredoherkenhoff@gmail.com

Dilma Rousseff - foto frontal de Fabio Rodrigues Pozzebom


Batman que se cuide... O verdadeiro Curinga...

As artes visuais e o milionário Nasher, de Dallas, Texas

Multidão em bronze (Bronze crowd), escultura composta de 36 figuras, todas diferentes ente si, medindo 183 x 55 x 35cm com pequenas variações. A obra de Magdalena Abakanowicz, feita em 1990 e 1991, pertence à Coleção Patsy e Raymond Nasher, em Dallas. Mas já foi exibida no Palais Royal, em Paris em 1999. No detalhe, Picasso, um quadro de Jaspers Johnson e foto do empresário refinado, amante das artes e amigo dos artistas.



As artes visuais e o milionário




Parte da coleção do milionário Raymond Nasher, empresário na cidade de Dallas, Texas, foi leiloada pela casa Sotheby’s maio. Nasher, que morreu em 2007, e sua mulher, Patsy, compraram ao longo da vida mais de mil trabalhos de artistas diversos, incluindo Picasso, Dubuffet, Roy Lichtenstein, Robert Rauschenberg, Franz Kline, Larry Rivers e Jasper Johns.

Um parêntese: o norte-americano Jasper Johns foi o primeiro artista em vida a ter obras arrematadas por mais de 10 milhões de dólares. Hoje já há trabalho seu, da série patriótica Flags (bandeiras), cotado acima de 20 milhões.

Cerca de 200 obras da Coleção Nasher foram leiloadas para criar um fundo destinado ao Centro de Escultura Nasher, que é um grande museu com jardins no centro de cidade texana. O museu, propriedade da Fundação Nasher, foi inaugurado em 2003, ao lado do Museu de Arte de Dallas, e agora vai ficar ainda melhor com injeção de cerca de 30 milhões de dólares do leilão...

Segundo a revista Artforum, a venda de 200 obras impressionistas, modernas e contemporâneas não afeta a importância da Coleção Nasher. (Essas informações saíram no jornal The New York Times em meados do ano passado, isto é, em 3008).

Diamante e artes visuais, mendigo e feijoada



Matutando sobre diamante

Artes plásticas e diamante, o valor astronômico das peças e as loucuras do mercado.... Diamante e mendigo, feijoada e mendicância. O tesouro da Coroa. A Coroa do Tesouro...

Obras de arte e milionários

Trezentos jatinhos dos mais ricos vão à Holanda


A Feira Européia de Belas Artes, a Tefaf (The European Fine Art Fair) realizou em março de 2008 * mais uma edição anual de vendas na pequena cidade holandesa de Maastricht. A feira foi um sucesso, apesar do roubo espetacular de um colar de diamante no dia da inauguração, durante vernissage para convidados VIPs entre as pessoas mais ricas do planeta. A feira, segundo informou a revista nova-yorquina Artforum, é a única no mundo que vende, por exemplo, esculturas antigas no meio de exposições e instalações contemporâneas de videoarte. Stefan Koldehoff, do jornal alemão Süddeutsche Zeitung, informou que o roubo do colar de diamantes, avaliado em 1 milhão 200 mil euros, foi obra de ladrões que usaram convites falsos na tarde de abertura. Duas mulheres da Costa Rica e um mexicano foram presos como suspeitos. Um quarto suspeito se evadiu, supostamente levando o colar. Para se ter uma idéia da concentração de riqueza em torno da feira em Maastrich, as autoridades informaram que, só para a inauguração, pousaram cerca de 300 jatinhos particulares com passageiros dispostos a comprar e vender belas artes. Durante a abertura, foi lançado um relatório de 92 páginas pela organização da feira. Clare Mcandrew, economista da Irlanda, assinou um estudo mostrando a evolução dos negócios na feira anual. Houve um aumento de 95% nas vendas entre 2002 e 2006. Só em 2007 peças no valor de 767 milhões de euros mudaram de mãos.

* Isso mesmo, este texto é de março do ano passado. O Correio da Lapa nada apurou ainda sobre a feira de 2009, a 22ª edição, realizada em março deste ano como a primeira depois da eclosão da crise economica mundial.

Imagens da gripe suína no mundo nos dias 28 e 29 de abril


Cidade do México, New York, Ocidente, Oriente. O presidente Barack Obama adverte: em caso de uma única confirmação de gripe num único estudante, sua escola vai suspender as aulas... Flagrantes das últimas 24 horas no mundo. Um gráfico mostrando uma estrutura de fusão e mutação de virus humanos e animais... Virus não é considerado um ser vivo, mas uma estrutura dinâmica que adora destruir células... Autoridades sugerem que turistas adiem viagens...Autoridades na França já falam em proibir vôos entre as nações da União Europeia e o México
Caraca! Caraca!










Obama com cara de Bush, fotomontagem maldosa

Rola um vídeo no Youtube chamado A decepção Obama, Obama deception, uma bobagem com pouco humor numa tentiva fracassada de divertir botando toda culpa pela crise mundial no chefe da Casa Branca. O presidente Barack Obama está completando 100 dias de governo.

José Sarney: caricatura maldosa rolando na internet

REPRESENTANTE DO AMAPÁ JÁ NÃO USA TERNO BRANCO NEM REVÓLVER NA CINTURA COMO AO TEMPO DA UDN...

Disseminação da gripe suína no mundo

OMS disse que há sinais claros de disseminação da gripe suína

Reportagem de Jonathan Lynn e Laura MacInnis, da agência de notícias Reuters e avistada no Globo Online...

GENEBRA (Reuters) - Uma autoridade de Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira que o surto da gripe suína mostra claros sinais de disseminação no mundo, sem indicar uma redução no ritmo de contaminação. Keiji Fukuda, diretor-geral assistente da OMS, afirmou que pesquisadores estão vendo a infecção se disseminar de pessoa a pessoa e reiterou que comer carne de porco não constitui risco de contrair o vírus. "Está claro que o vírus está se disseminado, nós não vemos evidência de redução neste momento", afirmou a jornalistas.
A OMS disse que o nível de alerta de pandemia se aproxima da fase 5 (numa escala de 1 a 6). Atualmente está na fase 4. A OMS informou ainda que há 114 casos de gripe suína, incluindo oito mortes, que foram oficialmente registradas. Fukuda disse que as mortes foram todas no México e apenas uma nos EUA, de uma criança mexicana.

Emerson, o alvinegro que ajuda o Fla mais do que Obina


Tudo o que você queria saber sobre o zagueiro dos gols contra, Emerson, e a grande imprensa cansa de não mostrar...

Depois da gripe suína e do lendário gol de Ronaldo Fenômeno, o tema mais recorrente nas conversas do dia-a-dia nesta semana é o destino do zagueiro Emerson do Botafogo. O jogador, vindo do Cruzeiro para General Severiano, segundo o jornal Extra, é a antítese daquela máxima do "cara certo, no lugar certo, na hora certa". Emerson é o "cara errado, no lugar errado, na hora errada", escreveu o matutino carioca. O zagueiro marcou dois gols contra nos últimos dois domingos. No primeiro, foi no 1 a 0 que deu a Taça Rio ao Flamengo. No mais recente, o gol aos 39 do segundo tempo selabndo o empate da primeira final da decisão do Campeonato Carioca. E mais, o gol no empate de 2 a 2 catapultou Emerson para a calçada da fama.

Como há coisas que só acontecem no Botafogo, o técnico Ney Franco, ex-treinador do Flamengo, vindo do Ipatinga, foi o responsável pela contratação do zagueiro. O treinador estaria ameaçando escalar Emerson no ataque. Será que o zagueiro vai marcar gol de novo? Para que lado? Se o Flamengo conquistar o título, é bem provável que Emerson figure como um dos artilheiros do ataque rubro-negro. Obina seria tricampeão sem nenhum gol na competição. E Emerson estaria na galeria de heróis junto ao artilheiro Josiel, que não marca há seis jogos.

Mas quem é este Emerson de que tanto se fala? Ninguém sabe quase nada dele. Os jornais passam batido por sua biografia. Uma lacuna que ainda, em pinceladas, o Correio da Lapa tenta sanar. Emerson é da escolinha da Toca da Raposa. Criou-se na divisão de base do Cruzeiro, Mas não se firmou como titular e foi negociado com o Nacional da Ilha da Madeira. E assim, ficou quatro anos no campeonato português. Voltou para o Cruzeiro. Não é homem de muitos títulos. E de volta ao Cruzeiro, de novo não se firmou e foi emprestado ao Ipatinga, esta versão São Caetano do futebol sindicalista mineiro. O Ipatinga é também uma espécie de filial do Cruzeiro. Pois nem no Ipatinga Emerson se firmou. O jogador Emerson tem 1,79m de altura, estatura apenas razoável para um zagueiro central. Ele completou 27 anos de idade agora em março e se sente no auge da carreira.

Para alguns torcedores, Emerson seria um "peixe" do Ney Franco, que tem mania de chamar mineiros com os quais trabalhou antes de se firmar como treinador nacionalmente. No Flamengo, onde ganhou uma Copa Brasil, Ney Franco também indicou um pacotaço de jogadores de Minas Gerais. Não deu certo.

Ney Franco pode escalar o zagueiro no ataque do Botafogo porque o time corre o risco de ficar sem o dois atacantes principais: Maicossuel e Reinaldo, que se contundiram no mesmo segundo, domingo passado, por simples acidente, sem choque com zagueiros rubro-negros. A propósito, alguém já viu uma partida em que os dois melhores atacantes de um mesmo time tenham se contundido ao mesmo tempo em lances isolados e sem choque com adversários? Isso só acontece com o Botafogo.

Emerson foi indicado por Ney Franco para o lugar do Renato Silva, zagueiro que saiu do Flamengo e que também é chegado a um gol contra e otras cositas mas...

Emerson chegou ao Botafogo em setembro passado e de lá para cá foi bem sucedido na Taça Guanabara apenas. Na Copa do Brasil, a Estrela Solitária já brilha no isolamento celestial da eliminação.

Superstição, simpatia, fanatismo, macumba. Bobagem. Vença o melhor. João Saldanha, botafoguense, dizia: se macumba ganhasse jogo campeonato baiano terminava empatado. Outro alvinegro saudoso e também clássico, o jornalista, historiador e musicólogo Lúcio Rangel, costumava dizer: Eu não gosto de futebol. Eu gosto é do Botafogo.

O torcedor rubro-negro efrega as mãos contabilizando um time de 13, ou seja: os 11, a torcida e o Emerson extra. O Flamengo no campo espiritural teria dois Emersons, o atacante vindo de Catar e o zagueiro vindo das Minas Gerais...

Pois o torcedor do Glorioso também pode esfregar as mãos lembrando que o técnico rubro-negro Cuca é tri-vice campeão, de péssima lembrança no Botafogo. O ex-treinador alvinegro foi suspenso de novo e não poderá ver a decusão de domingo na lateral do campo. Se ganhar o título para o Flamengo Cuca se salva. Se o Botafogo vencer, Cuca perde o emprego já na segunda-feira. E neste caso, o zagueiro vilão Emerson será transformado em herói, e o técnico Cuca, branco de olhos azuis, vai passar uma temporada longe do futebol. Talvez caia no samba com fama de pé frio. Talvez desapareça, talvez descubra que nem o Ipatinga o quererá... A não ser que o seu amigo Ney Franco o indique para atuar na periferia de Belo Horizonte.

A decisão de domingo tem os ingredientes para ser a melhor partida deste ano.